Escola do Legislativo de Viçosa

por Assessoria de Comunicação publicado 01/03/2016 16h10, última modificação 15/09/2023 10h17
A Escola do Legislativo é um órgão da Câmara Municipal de Viçosa que foi institucionalizada a partir da Resolução de nº 007/2015, no dia 11 de março de 2015 e denominada Escola do Legislativo Professor Sebastião Lopes de Carvalho, em 24 de fevereiro de 2016, a partir da resolução nº 003/2016, ambos pela então Presidente, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira. A Escola do Legislativo tem por objetivo contribuir para a formação técnica e política de agentes públicos e da sociedade em geral. Mantêm ações educacionais voltadas aos vereadores e servidores do legislativo, lideranças comunitárias, entidades, estudantes e cidadãos interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre política, democracia e participação. Conta com uma equipe técnica formada por profissionais e estudantes de diferentes áreas do conhecimento interdisciplinares ao estudo da política, como Pedagogia, Ciências Sociais, História, Direito, Administração e Comunicação Social. Inspirada no princípio de preparação ao exercício da cidadania, previsto na Constituição Federal acerca da educação, a Escola do Legislativo também visa promover o debate político e cultural nas escolas, orientado à reflexão acerca das diferentes esferas de socialização de nossa comunidade.

2ª Premiação de Professores - Gabriel Rodrigues Barbosa de Oliveira

As inscrições estão abertas para a 2ª Edição da Premiação de Professores Gabriel Rodrigues Barbosa de Oliveira. Os projetos inscritos devem ter sido desenvolvidos no período de Julho de 2021 à Julho de 2022, levando em consideração a aplicação das competências estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e presentes no Edital e Regulamento. O prêmio tem como objetivo valorizar, reconhecer, divulgar e homenagear as ações práticas pedagógicas de professores das escolas públicas municipais e estaduais do município de Viçosa- Minas Gerais, sendo elas implementados em 7 categorias educacionais: Educação Infantil, Ensino Fundamental I (anos iniciais), Ensino Fundamental II (anos iniciais), Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos - EJA, Educação Inclusiva e Educação Prisional (profissionalizante), que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes. Neste ano, a edição está repleta de novidades quanto a avaliação e classificação dos projetos, reconhecimento dos professores e premiação. Para consultar o regulamento completo e saber mais informações sobre a inscrição veja os anexos abaixo. A participação nesta chamada é voluntária e gratuita – não haverá cobrança de taxa para inscrição e participação no processo de seleção, e o envio da inscrição implica na aceitação de todas as condições constantes no regulamento. Esse projeto é uma parceria entre a Escola do Legislativo de Viçosa e a Câmara Municipal de Viçosa.

2ª Premiação de Professores - Gabriel Rodrigues Barbosa de Oliveira - Leia mais…

Premiação de Professores - Gabriel Rodrigues Barbosa de Oliveira.

Uma iniciativa da Escola do Legislativo Sebastião Lopes de Carvalho, que tem como objetivo reconhecer, divulgar e homenagear o trabalho de professores das escolas públicas municipais e estaduais que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos virtualmente no período de pandemia da COVID-19, através de práticas pedagógicas transformadoras para os estudantes. Esta premiação irá abranger 7 categorias para inscrição dos projetos, sendo elas: Educação Infantil, Ensino Fundamental I (anos iniciais), Ensino Fundamental II (anos iniciais), Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos - EJA, Educação Inclusiva e Educação Prisional (profissionalizante). Todos os sete projetos selecionados para a fase final, receberão uma placa alusiva de prestígio que será entregue durante uma Reunião Ordinária na Câmara Municipal, além de uma matéria exclusiva no site oficial da Câmara Municipal de Viçosa, no Jornal Folha da Mata de Viçosa-MG e no Diário Oficial dos Municípios Mineiros. Além de ser uma forma de valorizar o trabalho da unidade educacional, dos professores e estudantes e da comunidade local, pretende-se também, a partir da premiação, dar continuidade no projeto dentro da instituição fortalecendo a educação alternativa nas escolas. A participação nesta chamada é voluntária e gratuita – não haverá cobrança de taxa para inscrição e participação no processo de seleção, e o envio da inscrição implica na aceitação de todas as condições constantes no regulamento.

Premiação de Professores - Gabriel Rodrigues Barbosa de Oliveira. - Leia mais…

Campanha #MeuVotoImporta

Vem aí a Campanha #MeuVotoImporta A partir desta segunda-feira, dia 04 de outubro à dezembro de 2021 acontecerá a Campanha #MeuVotoImporta, criado pela Escola do Legislativo de Viçosa, que visa conscientizar os futuros eleitores sobre a importância do voto. A campanha é voltada para os jovens cidadãos de 16, 17 e 18 anos, que poderão votar pela primeira vez na Eleição Nacional de 2022. Conforme prevê o artigo 14 da Constituição Federal, o voto dessa faixa etária é facultativo. Ou seja, ainda que tenham o título de eleitor, estes jovens não são obrigados a votar nem sofrerão nenhuma sanção caso faltem no dia da votação. Porém, a ideia da Campanha #MeuVotoImporta é incentivar esses jovens a participarem ativamente da escolha de seus representantes políticos e demonstrar que o jovem empoderado pelo voto pode não só influenciar como mudar uma escolha política dentro do seu município, estado e país. Como tirar o título de eleitor? Para prevenir o contágio pela Covid-19, todo o atendimento presencial foi suspenso no Fórum Municipal de Viçosa. É possível, contudo, realizar alguns procedimentos via computador, tablet ou celular. Para realizar o alistamento eleitoral, acesse o sistema TítuloNet, selecione a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencha todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento. Além dessas informações, a ferramenta pede que sejam anexadas pelo menos quatro fotografias ao requerimento para comprovação da sua identidade. A primeira delas é uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação; as duas seguintes são da própria documentação utilizada por você para se identificar na primeira foto; e a quarta é de um comprovante de residência. Homens com idade entre 18 e 45 anos também devem enviar o comprovante de quitação com o serviço militar. Atenção: as imagens devem estar totalmente legíveis; caso contrário, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral. Não permita que outras pessoas decidam por você. Por isso, vote porque você pode, vote porque você quer, vote porque você se importa com as outras pessoas e com o futuro do seu país. Não deixe de votar!

Campanha #MeuVotoImporta - Leia mais…

Curso de Canva Para Professores

Aproveitando a celebração do 'Dia do Professor', a Escola do Legislativo Professor Sebastião Lopes de Carvalho promove o Curso de Canva para Professores. A capacitação pretende tratar desta plataforma de edição, que também pode ser usada na educação, com o objetivo de instruir os professores no uso dessa ferramenta. O curso será ministrado por Thaís Cal, Monitora da Escola do Legislativo e Estudante do Curso de Comunicação da Universidade Federal de Viçosa. O curso é voltado para professores dredasdes Municipal e Estadual de ensino que ainda não conhecem ou não tem muita afinidade com a ferramenta. O objetivo é aprender a usar a plataforma para fins educativos, como criação de vídeos, slides e materiais interativos, de modo que as aulas remotas se tornem mais interessantes, e que os profissionais da educação possam ainda utilizar os recursos que a plataforma oferece gratuitamente para professores da rede pública. O curso, que conta com 20 vagas, já está com inscrições abertas. Para se inscrever acesse o formulário disponível no link.

Curso de Canva Para Professores - Leia mais…

Oficinas do Parlamento Jovem - 2022

O Parlamento Jovem é um programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio de Viçosa que cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

Oficinas do Parlamento Jovem - 2022 - Leia mais…

Oficinas do Parlamento Jovem - 2021

O Parlamento Jovem é um programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio de Viçosa que cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

Oficinas do Parlamento Jovem - 2021 - Leia mais…

Câmara Visita

Câmara Visita

O projeto tem como objetivo a aproximação da população ao funcionamento interno e ao Processo Legislativo da Câmara Municipal de Viçosa.

Câmara Visita - Leia mais…

Encontros com a Política

Encontros com a Política

Palestras realizadas por professores da Escola do Legislativo da ALMG, com objetivo de capacitar os servidores, sociedade civil, vereadores e prefeitos de Viçosa e região, sobre temas disponibilizados pela coordenação do programa de Apoio aos Municípios.

Encontros com a Política - Leia mais…

Campanhas de Conscientização

Campanhas de Conscientização

Realização de campanhas de conscientização e mobilização da população, com informações sobre a Prevenção do Câncer de Mama e colo do útero, na Campanha do Outubro Rosa, e do Câncer de Próstata, na Campanha do Novembro Azul.

Campanhas de Conscientização - Leia mais…

Localização e Contato

Localização e Contato

Rua Arthur Bernardes, nº 95, sala 501. Centro. Viçosa – MG. CEP: 36570-000. Funcionamento de 8:00 às 17:00. Telefone: (31) 3899-7500 Email: escolacamaravicosa@gmail.com

Localização e Contato - Leia mais…

Comenda Cleuza Salomé.

Cleuza Salomé Duarte de Castro (1950-2013) foi mãe de dois filhos, sendo eles, Wesley Duarte de Castro, ex- vice-prefeito de Viçosa e da Patrícia Duarte de Castro. Em sua carreira profissional, foi fundadora da Faculdade de Medicina e Direito de Ponte Nova ( Faculdade Dinâmica), Formada no curso de Pedagogia, Especialista em orientação educacional e inspeção escolar, pós graduação - especialização em gestão de escolas: - abordagem administrativa e pedagógica. Diante de todos os feitos realizados em prol da educação viçosense, a Câmara Municipal de Viçosa, conferiu a Comenda Mérito Educacional Professora Cleuza Salomé Duarte de Castro, instituída pela resolução nº 017/2015, Art.2° proposto pela Mesa Diretora, na gestão da então presidente e vereadora da Câmara Municipal de Viçosa Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira, numa forma de homenagear e valorizar o seu legado. A comenda será entregue no dia 19 de outubro na 3° Premiação de Professores Gabriel Rodrigues Barbosa de Oliveira.

Comenda Cleuza Salomé. - Leia mais…

III Premiação de Professores - Gabriel Rodrigues Barbosa de Oliveira

3° Premiação de Professores Gabriel Rodrigues Barbosa de Oliveira A Premiação tem como objetivo reconhecer o trabalho de professores que atuam nas escolas públicas municipais e estaduais de Viçosa-MG, valorizando as suas boas práticas que serão analisadas a partir de iniciativas que demonstram empenho, dedicação e bom método de ensino, sendo elas implementados em 7 categorias educacionais: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos - EJA, Educação Inclusiva e Educação Prisional, que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes. Poderão se inscrever professores de ensino regular, ensino especial, ensino profissionalizante, supervisores e orientadores educacionais que tenham realizado trabalho durante o mês de janeiro do ano de 2022 até julho de 2023. Os professores interessados devem se inscrever através do formulário de inscrição, anexando seu projeto, às inscrições já estão abertas e receberão projetos até o dia 17/09/2023 finalizando no horário de 23:59h. A ação é voluntária e gratuita - isenta de taxas de inscrições! O projeto da premiação é uma parceria entre a Escola do Legislativo e a Câmara Municipal de Viçosa.

III Premiação de Professores - Gabriel Rodrigues Barbosa de Oliveira - Leia mais…

Aulas e Oficinas do Parlamento Jovem - 2023

O Parlamento Jovem é um programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio de Viçosa que cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

Aulas e Oficinas do Parlamento Jovem - 2023 - Leia mais…

Plenária Municipal do Parlamento Jovem 2023

Na tarde de quarta-feira (21) aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Viçosa a Plenária Municipal do Parlamento Jovem (PJ) 2023. O evento contou com a presença dos vereadores Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), Coordenador Geral da Escola do Legislativo da Câmara e Marly Coelho Januário (PSC) , Coordenadora Técnico, além da Coordenadora Pedagógica da Escola, Patrícia Machado, que deram início aos trabalhos colocando os jovens em evidência. Além da presença de alunos e monitores da Escola do Legislativo Sebastião Lopes de Carvalho, contamos com o ex-participante do Parlamento Jovem (PJ), Thiago Salatiel que foi convidado a falar e contar sua experiência no PJ. No evento destinado à votação, alteração e supressão dos projetos de lei criadas durante as oficinas do Parlamento Jovem em Viçosa, foi explicado a temática proposta para o ano, "Jovem e o Mercado de Trabalho" que é acompanhada pelos subtemas: 'Desenvolvimento econômico e geração de trabalho'; 'Escolaridade e qualificação profissional' e 'Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho'. Além disso, foi votado o tema que Viçosa levará para a Plenária Regional, que acontecerá na cidade de Ubá, então esse é o primeiro passo da participação dos jovens na política.

Plenária Municipal do Parlamento Jovem 2023 - Leia mais…

Plenária Regional do Pj 2023 em Ubá.

Parlamento Jovem - Viçosa participa da Etapa Regional em Ubá! A Plenária Regional do Polo da Zona da Mata Norte do Parlamento Jovem (PJ) 2023 aconteceu, na tarde da última sexta-feira (4 de agosto) no plenário da Câmara Municipal de Ubá. A etapa contou com a participação de cerca de 60 alunos e também de coordenadores e vereadores das 5 cidades que fazem parte do polo Zona da Mata Norte, que são as cidades de Coimbra, Paula Cândido, Ubá, Viçosa e Visconde do Rio Branco. Em nosso município, o Parlamento Jovem é um projeto coordenado pela Escola do Legislativo de Viçosa - Professor Sebastião Lopes de Carvalho. Durante a ocasião, os participantes apresentaram as propostas de leis criadas pelos alunos das cinco cidades participantes do Polo, a partir da temática deste ano, Jovem e o Mercado de Trabalho. Nesta Etapa, foi discutido e votado o documento base do Polo Zona da Mata Norte, que continha 15 propostas, sendo 5 de cada subtema. Ao final, foram aprovadas 7 propostas, das propostas aprovadas, 3 serão levadas para a Etapa Estadual do PJ Minas, que será realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte, nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2023. Durante a plenária os alunos também votaram as sugestões de temas a serem trabalhados no Parlamento jovem de 2024, o tema escolhido pelos alunos para representar o Polo Zona da Mata Norte foi o tema “Desigualdade de Gênero” que foi apresentado pela cidade de Paula Cândido.

Plenária Regional do Pj 2023 em Ubá. - Leia mais…

Etapa Final do Parlamento Jovem 2023, na capital Belo Horizonte - Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Etapa do Parlamento Jovem 2023: No dia 20 de setembro chegaram os coordenadores e alunos representantes de cada polo do estado de Minas Gerais, no Palácio da Inconfidência, o Aluno Rafael dos Anjos, aluno da ELV e da ESEDRAT, foi representando a cidade de Viçosa. logo após aconteceu a acolhida e a exposição dos GTs em seguida a plenária final do dia, e às 20h a foto oficial do dia. No dia seguinte (21/09) a coordenadora pedagógica da escola do legislativo de Viçosa (Patrícia Machado Gomes) foi convidada a participar da formação de mesa na reunião de coordenadores para falar sobre a criação de equipes e parcerias, em sua fala pontuou as atividades exercidas no PJ-Viçosa, tais como: Criação de calendário/atividades, preparação de aulas e oficinas, assim como a formação de uma equipe de estagiários contratados pela Câmara Municipal de Viçosa para ajudar a construir e exercer as atividades necessárias da Escola, tal como o Encontrão dos Alunos PJ entre escolas viçosenses. No período da tarde, após as 14:30 aconteceu a escolha do tema PJ Minas 2024; Abertura e explicação da dinâmica de votação; Defesa dos temas pelos jovens; Processo de votação e por fim o anúncio do resultado - Tendo o encerramento às 18h. Ainda no mesmo dia aconteceu um estudo dirigido: Leitura do documento de propostas e esclarecimentos - GPI (Gerência de Participação e Interlocução Social). No terceiro e último dia (22/09), às 9h da manhã foi tirada a foto oficial com todos os membros do PJ Minas 2023 na escadaria da ALMG (Assembléia Legislativa de Minas Gerais) e logo após o credenciamento e distribuição de materiais, no mesmo dia, os alunos do PJ- Viçosa, também chegaram a cidade de Belo Horizonte para assistir o último dia de plenária e conhecer o espaço da ALMG, os alunos também conheceram o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e foram guiados pelos monitores da ELV que planejou todo o percurso dentro da ALMG e no museu. A Escola do legislativo de Viçosa, agradece a parceria e a colaboração de todos!!!

Etapa Final do Parlamento Jovem 2023, na capital Belo Horizonte - Assembleia Legislativa de Minas Gerais - Leia mais…

Encerramento do Pj 2023

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENRO DO PARLAMENTO JOVEM 2023 💜 Ontem (28/09) finalizamos o Parlamento Jovem 2023! Tivemos a cerimônia de entrega de certificados para os nossos alunos e entregamos os certificados para os professores e diretores das escolas que estiveram presentes durante todo o período. Estavam presentes José Roberto ( Professor) e o Fabiano de Lima Silva (Diretor) representando a ESEDRAT; Ewerton R. S . De Paiva (Professor) representando o Effie Rolfs; Anália Correia Gramado ( Professora) representando a escola Raul de Leoni e a Maria Cristina de Almeida representando o CAP - COLUNI. Também realizamos a entrega do certificado para a aluna Franciele Vitória, por participar e por ser uma das ganhadoras do concurso, como vejo minha cidade. Ainda tivemos a entrega das leis criadas na etapa municipal para os vereadores Bartomélio da Silva Martins e Marly Coelho Januário através do aluno e representante Rafael dos Anjos. Finalizamos o Parlamento Jovem 2023 com o tema “Jovens e o Mercado de Trabalho”, com muita emoção, carinho e desejo de felicidades para os nossos alunos, esperamos que possamos nos encontrar no próximo ano e os que infelizmente não poderão retornar, desejamos uma vida de muito sucesso, felicidade, harmonia e principalmente ingressados na política, a escola do legislativo agradece a participação e o esforço de Vocês!!! ❤️❤️❤️

Encerramento do Pj 2023 - Leia mais…

Campanha Meu Voto Importa 2023

Aos adolescentes e jovens de 16 a 18 anos de idade. Vocês estão cientes do fato de que vocês já podem tirar o título de eleitor? Não! Bom, a campanha meu voto importa voltou e nesse ano de 2023 trouxemos as principais informações que você precisa saber. Nas imagens abaixo estão as respostas das principais dúvidas na hora de fazer o primeiro cadastro do título de eleitor. Como local onde fazer o título, até que data e quais documentos levar. Nós da Escola do Legislativo, temos a campanha Meu Voto Importa, que tem como objetivo conscientizar os nossos jovens viçosenses a respeito do voto e a importância de exercer o poder de escolha na hora de elegermos os vereadores e prefeito que irão conduzir a nossa cidade. #meuvotoimporta #eleição2024

Campanha Meu Voto Importa 2023 - Leia mais…

Curso de currículo

No dia 08 de Novembro, às 14:00h, aconteceu no plenarinho da Escola do Legislativo de Viçosa (ELV), o Curso de Currículo, ministrado pela docente da Universidade Federal de Viçosa (UFV), prof. Marina Verniano. O curso foi ofertado de forma gratuita tanto para alunos do Parlamento Jovem 2023 - que neste ano debateu o tema “Jovem e Mercado de Trabalho” - quanto para os demais jovens do ensino médio que tiveram interesse em aprender como montar um currículo de forma adequada para a vaga de trabalho que almejam. A professora foi extremamente didatica e atenciosa, ensinando os alunos como construir um currículo de forma correta desde o preenchimento dos dados pessoais até a finalização que são os agradecimentos. Contudo, a Escola do Legislativo juntamente com a Câmara Municipal de Viçosa vem agradecer a contribuição da prof. Marina Verniano nesse contexto tão complexo vivenciado pelos jovens na atualidade, e esperamos que novas parcerias como essa possam acontecer futuramente.

Curso de currículo - Leia mais…

Mês da Consciência Negra

Hoje (13/09), vamos dar início a celebração do mês da consciência negra, trazendo informações de pessoas que contribuíram para que a população negra alcançasse plenamente seus direitos. Nessa publicação decidimos homenagear a identidades e símbolos de pessoas como Dandara, Zumbi dos Palmares, Martin Luther King, Rosa Parks, Angela Davis e Carolina Maria de Jesus. Tais nomes foram de extremas importâncias para escrever a história do movimento negro, suas vidas foram marcas por lutas e por conquistas para que população negra conseguisse alcançar os seus direitos. Fiquem ligados na nossa página e acompanhem nossas dicas de filmes,séries e nomes de pessoas que foram mais do que importantes para a história do povo negra do Brasil e do mundo

Mês da Consciência Negra - Leia mais…

Dezembro Vermelho e Laranja

por adm última modificação 05/12/2023 13h11

Iniciamos o último mês do ano de 2023 e para fechar com chave de ouro, damos visibilidade às lutas do mês de dezembro, laranja e vermelho.

Dezembro Vermelho e Laranja - Leia mais…

Inscrições Abertas - Câmara Visita

Você conhece o “Câmara Visita”? O Câmara Visita é um projeto da Escola do Legislativo de Viçosa que visa aproximar a população, principalmente os estudantes, do funcionamento interno do Poder Legislativo Municipal, facilitando assim a compreensão dos processos, responsabilidades e atribuições da Câmara Municipal. Durante a visita, os participantes têm a oportunidade de conhecer todo espaço físico da Casa Legislativa, acompanhar o trabalho de cada servidor, além de conversar e esclarecer dúvidas com os vereadores. Traga sua escola para participar e contribua com a formação cidadã e política dos nossos jovens! Para se inscrever, basta entrar em contato pelo telefone (31) 3899- 7534 ou pelo e-mail escolacamara3@gmail.com. Esperamos por você! #Cidadania #EscolaDoLegislativo

Inscrições Abertas - Câmara Visita - Leia mais…

Inscrições Abertas para o Parlamento Jovem de 2024

por adm última modificação 06/03/2024 09h28

É com alegria que a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Viçosa dá a largada para as inscrições do Projeto Parlamento Jovem (PJ) de 2024, com o tema escolhido pelos estudantes de todo o Estado: "Melhorias no Ensino Escolar"! As inscrições ficam abertas até o dia 04 de março. Fique atento pois você como estudante é responsável pela sua própria inscrição. O PJ visa promover maior participação política dos jovens e a discussão sobre o funcionamento do Poder Legislativo. Na próxima semana os monitores da Escola do Legislativo juntamente com os coordenadores responsáveis, sendo eles o Vereador Daniel Cabral (PCdoB) e a Vereadora Marly Coelho (PSC) estarão nas escolas de Viçosa que possuem Ensino Médio para divulgar e auxiliar no processo de inscrição. Gostou e não quer ficar de fora? Já entre em contato com a direção da sua Escola e demonstre interesse em fazer parte deste projeto! Acesse o QR Code ou clique no link da bio para se inscrever.

Inscrições Abertas para o Parlamento Jovem de 2024 - Leia mais…

Ações do documento