“Violência contra a Mulher” é tema de aula inaugural do PJ

por Assessoria de Comunicação publicado 26/03/2018 09h19, última modificação 02/08/2021 16h20

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Viçosa realizou na sexta-feira (16) a aula inaugural do Projeto Parlamento Jovem (PJ) 2018. Quase 50 estudantes de sete escolas participaram de uma palestra sobre violência doméstica, ministrada pela Defensora Pública e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Ana Flávia Diniz. O tema da aula inaugural reflete a proposta para a edição deste ano do PJ, que discutirá a “Violência contra a Mulher”.

A mesa diretiva da sessão foi presidida pelo Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), Coordenador Geral da Escola do Legislativo, acompanhado da Coordenadora Pedagógica da Escola, Regiane Lourenço, da palestrante Ana Flávia Diniz, e dos representantes de todos os professores e estudantes participantes do Parlamento Jovem: Rodrigo Coelho e Nara Rozado.

O Vereador Geraldão abriu a aula falando sobre a escolha do tema, feita na Plenária Estadual do Parlamento Jovem 2017, e destacou a morte da Vereadora Marielle Franco, do Rio de Janeiro, como um grande sinal da urgência de mudanças. “A luta pela igualdade está cada dia mais incisiva e nossa sociedade não pode se calar. Esse ano, o PJ vai nos permitir mergulhar nesse universo”, disse. O Coordenador Geral da Escola do Legislativo também falou sobre a importância da adesão e comprometimento dos jovens e das escolas para o PJ 2018: “é um privilégio estudar em escolas que entendem a importância da cidadania e da discussão de pautas atuais durante a formação”.

Durante a conversa com os alunos, Ana Flávia Diniz falou sobre a realidade brasileira no que se refere à violência conjugal, apontando dados alarmantes que resultaram na 5º posição como uma das nações com maior índice de homicídios de mulheres no mundo, de acordo com o Mapa da Violência de 2015. Ana Flávia destacou o papel da cultura, como brincadeiras e músicas, na manutenção do machismo na sociedade: “em todas as gerações, encontramos letras que fazem apologia à violência contra a mulher, que formam a consciência das meninas e dos meninos”. Atuante no programa Casa das Mulheres, a Defensora Pública também abordou a situação em Viçosa. “Vocês, jovens, são formadores de opinião e estarão aqui na Câmara defendendo políticas públicas para reverter esse quadro”, disse.

A Vereadora Brenda Santunioni (PP), que coordenou a Escola do Legislativo em 2017, participou da abertura da aula inaugural, onde relembrou a participação viçosense no Parlamento Jovem do ano passado e falou sobre o tema de 2018: “o PJ abre outro olhar dos jovens sobre a política e sobre os políticos, entendendo nossas potencialidades e nossas limitações. O tema dessa edição, infelizmente, ainda precisa ser muito discutido”, comentou. Para encerrar o evento e incentivar a participação dos jovens, a equipe da Escola do Legislativo realizou uma dinâmica com os alunos. Cada estudante escreveu uma frase relacionada à aula inaugural e, depois, alguns explicaram a escolha. Entre as manifestações, o tema central foi o fim da violência.

O lançamento oficial do PJ 2018 no Município acontecerá nesta terça-feira (20), às 18h, durante a reunião Ordinária dos vereadores.

Texto e foto: Cleomar Marin

Revisão: Mônica Bernardi