Escola do Legislativo firma parceria com a UMAB

por Assessoria de Comunicação publicado 19/04/2018 09h29, última modificação 02/08/2021 16h20

A equipe da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Viçosa se reuniu, na quinta-feira (22), com o Presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Bairros, Distritos e Comunidades Rurais de Viçosa (UMAB), Antônio Raimundo Charrão. Como resultado do encontro foi firmada uma parceria entre a Escola e a UMAB.

Já para colocar em prática, desde a segunda-feira, 26, semanalmente, a entidade sem fins lucrativos, terá o espaço da Escola do Legislativo cedido para exercer suas atividades todas as segundas-feiras, de 14h às 18h.  O vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), Coordenador Geral da Escola, destaca a importância da ação para a entidade. “O poder público tem obrigação de dar suporte para a estruturação da sociedade civil organizada, o que possibilita o exercício efetivo da democracia.”, disse.

De acordo com Charrão, a associação está com muitas expectativas com a nova parceria. “Nosso objetivo é contar com o apoio dos vários órgãos públicos. E essa parceria com a Câmara nos dará condições para atuar junto a Prefeitura e a Universidade Federal de Viçosa.”

A Escola do Legislativo está localizada no Calçadão Arthur Bernardes, 95, 5º andar e busca com as parcerias oferecer capacitações aos líderes de bairro por meio da ação “Despertando Lideranças”, promover a revisão do Planejamento Plurianual (PPA) e elaborar o Orçamento Participativo previsto na Lei Municipal nº 1.521/2002, que regulamenta a participação popular na elaboração e fiscalização das peças orçamentárias de Viçosa.

A UMAB foi fundada em 17 de dezembro e conta em sua diretoria com o Presidente Charrão, o Vice-Presidente Joel Paulino (São José do Triunfo), além de outros quatro diretores executivos. A instituição, de acordo com seu estatuto tem, em sua estrutura organizacional, um conselho deliberativo e um conselho fiscal. Dentre as missões da entidade estão: contribuir com a organização das associações de bairro buscando também estruturar tais entidades no meio rural.

Texto: Isabela Monteiro

Revisão: Mônica Bernardi