Eleita nova mesa diretora da Câmara

por vca — publicado 15/12/2014 17h50, última modificação 11/03/2016 09h08
15/12/2014

Conforme previsto no regimento interno da Câmara, em reunião extraordinária nesta segunda-feira (15), foi eleita a nova mesa diretora do Legislativo Municipal (biênio 2015-2016), sendo a Presidente, Marilange Pinto Coelho (PV); o Vice-Presidente, Carlitos Alves dos Santos (PDT); o Secretário, Helder Evangelista (Cherinho-PHS); e o Segundo Secretário, Luis Eduardo Salgado (PDT).

De acordo com a lei aprovada nesta legislatura que prevê o voto aberto para as seções da Câmara, esta foi a primeira votação aberta para eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Viçosa, o que confere uma maior transparência nas ações do Legislativo. Segundo o regimento interno, para ser eleito ao cargo disputado os candidatos devem obter maioria absoluta dos votos (oito votos).

A Vereadora Marilange Pinto Coelho e os Vereadores Marcos Nunes (PT) e Geraldo Deusdedit (PSDC) foram os candidatos à presidência, em primeiro escrutínio. Sendo nove votos favoráveis a Vereadora Marilange; cinco votos favoráveis ao Vereador Marcos Nunes; e um voto ao Vereador Geraldo Deusdedit.

Em seguida, apenas o Vereador Carlitos Alves se candidatou para o cargo de vice-presidente. Ele foi eleito com 12 votos favoráveis, uma abstenção, um voto contrário e um voto em branco.

Os Vereadores Helder Evangelista e Edenilson Oliveira (PMDB) foram os candidatos ao cargo de secretário da mesa diretora. Helder obteve oito votos favoráveis e Edenilson sete votos favoráveis.

O Vereador Luis Eduardo Salgado foi o único interessado ao cargo de segundo secretário. Ele foi eleito com 14 votos favoráveis e uma abstenção.

A posse da nova mesa diretora acontece, automaticamente, a partir do dia 1° de janeiro de 2015.