Entrega de certificados encerra a edição do Parlamento Jovem 2014

por vca — publicado 02/12/2014 11h06, última modificação 11/03/2016 09h08
02/12/2014

A Câmara, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), por intermédio do Curso de Ciências Sociais, realizou a entrega dos certificados da edição 2014 do Projeto Parlamento Jovem Minas, na última sexta-feira (28).

Neste ano, as discussões foram pautadas no tema “Envelhecimento e Qualidade de Vida” e contou com a participação dos alunos de ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (Coluni) e das Escolas Estaduais Dr. Raimundo Alves Torres (Esedrat), Effie Rolfs e José Lourenço de Freitas.

Inicialmente, foi exibido um vídeo com os principais momentos da edição de 2014, que contou com diversas atividades como mesas redondas, debates nas escolas e as Plenárias Municipais e Estaduais.

As delegadas Gabriela Ferreira, do Coluni e Isabella Moreira, do Esedrat relataram as experiências vivenciadas e ressaltaram o crescimento da visão política e cidadã obtida com o Projeto. Ambas manifestaram o interesse em participar da edição do PJ 2015.

A Professora responsável pelo PJ no Coluni, Alessandra Tostes falou sobre a importância da participação dos estudantes em projetos como o Parlamento Jovem, que auxiliam na construção de conhecimentos pela formação política. Ela ainda destacou a abertura do diálogo e a facilidade de acesso aos Vereadores e reforçou o interesse em continuar no projeto e inserir o PJ como atividade escolar.

Em seguida, os estudantes do Curso de Ciências Sociais, monitores do PJ; os alunos participantes das escolas e os professores responsáveis receberam os certificados de participação.

encerramento pj 2

O tema da edição de 2015 foi anunciado, tendo como pauta “Segurança Pública e Direitos Humanos”.

A Vice-Presidente da Casa, presidente em exercício, Marilange Pinto Coelho (PV) ressaltou o Parlamento Jovem como um projeto vital para Câmara, no sentido da continuidade de formação política e cidadã dos jovens. “O Projeto dentro do contexto de ensino traz o desejo de escolhas para os estudantes. O PJ está instalado e tem uma marca dentro da Casa.”

Ela ainda anunciou a adesão da Câmara à edição de 2015. “Essa Mesa Diretora fez a mesma coisa que a Mesa passada fez, assinamos o termo de adesão para 2015 e será feita a capacitação, para que não aconteça nenhum entrave para a continuidade do projeto dentro do Legislativo de Viçosa.”

O Vereador Marcos Nunes (PT) conclamou com sua colega a relevância da continuidade do Projeto. Ele ainda pontuou que as atividades realizadas no decorrer do ano é o momento que o jovem tem de se envolver com a cidadania, política e universidade.

Além dos já citados, participaram da cerimônia, a Diretora do Centro de Ciências Humanas da UFV, Graça Floresta; a Chefe do Departamento de Ciências Sociais, Nádia Dutra; o Coordenador do PJ pela UFV, Diogo Tourino; a Coordenadora do PJ na Câmara, Mônica Bernardi; a Diretora da Escola José Lourenço de Freitas, Rosilene Ladeira; o Professor responsável pelo projeto no Effie Rolfs, Paulo Grossi; e as Vereadoras Maura Fontenelle (PSDB) e Heloisa Gomes (PHS).