Presidente da Comissão Parlamentar de Enfrentamento ao Mineroduto participa de ato público em Paula Cândido

por vca — publicado 04/12/2014 19h47, última modificação 11/03/2016 09h08
04/12/2014

O Presidente da Comissão Parlamentar de Enfrentamento ao Mineroduto, Idelmino Ronivon (PC do B) participou de um ato público na Câmara Municipal de Paula Cândido para a oficialização da revogação dos atos administrativos concedidos à mineradora Ferrous, na quarta-feira (03).

O ato foi marcado por uma caminhada que se iniciou em frente à Igreja principal em direção à Câmara. Os manifestantes levaram cartazes, ilustrações e fizeram referência à importância da preservação dos recursos naturais e contra a passagem do mineroduto, o marco do momento foi uma “onda azul” fazendo menção a Campanha pelas Águas. Os Vereadores Marcos Nunes (PT) e Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília-PPS) participaram da caminhada.

ato mineroduto 1

Durante o seu pronunciamento na tribuna do Legislativo de Paula Cândido, Idelmino reforçou a relevância de o Prefeito assinar o decreto de revogação dos atos administrativos para se unir a Viçosa na luta contra a construção do mineroduto. “Precisamos unir e somar forças políticas e do apoio da população para o enfrentamento ao mineroduto e a favor da preservação das nossas águas.”

A representante do núcleo da Campanha pelas Águas de Paula Cândido, Rosilene Pires fez um breve histórico da luta contra o mineroduto e salientou a importância do ato público em “defesa da nossa água, nossa terra, nossa gente. Esse mineroduto é uma tragédia anunciada. Basta olharmos a construção desse tipo de empreendimento em outras cidades de Minas Gerais, afetando as nascentes, aterrando córregos, ocasionado inchaço nas cidades, êxodo rural e invasão das áreas boas para o cultivo. Paula Cândido é um município agrícola, as famílias tiram o seu sustento do solo. Não queremos esse empreendimento em nosso município”, pontuou ela.

O Prefeito Marcelo Rodrigues da Silva manifestou o apoio “incondicional ao movimento das águas e contra a passagem do mineroduto. A população pode contar comigo nessa luta”.

Ele assinou um decreto revogando todos os atos administrativos concedidos à mineradora Ferrous.

Participaram também do ato, o Presidente da Câmara de Paula Cândido, Everaldo da Conceição; os membros da Campanha pelas Águas; e representante dos atingidos.

revogação dos atos