Câmara realiza evento Memória dos 50 anos do Golpe Militar

por vca — publicado 01/04/2014 12h03, última modificação 11/03/2016 09h08
01/04/2014

Na noite da segunda-feira (31), a pedido do Vereador Idelmino Ronivon (PC do B), a Câmara realizou o evento “Memória dos 50 anos do Golpe Militar”.

Inicialmente, aconteceu o lançamento dos livros: “Anos de vinhos e chumbos”, do autor viçosense Anchieta Rocha – livro que retrata a vida dos jovens durante a ditadura- e “Desvendando Minas”, do autor Gilson Reis (professor e Vereador de BH pelo PC do B) – livro que aborda os descaminhos do projeto neoliberal- e a exposição de recortes de jornais e revistas da época no hall de entrada.

Livro Gilson Livro Antonio

O Presidente da Câmara, Luis Eduardo Salgado (PDT) relembrou alguns fatos marcantes do Golpe. “Estamos hoje nesta data, dia 31 de março, data que marcou a ditadura civil militar imposta neste país nos anos de chumbo. Durante esse período muitas pessoas foram torturadas, desaparecidas e mortas na luta por um país que cedesse certas liberdades, um país promissor, um país humano e neste instante eu peço um minuto de silêncio para que possamos prestar nossas homenagens a essas pessoas que sofreram atrocidades.”

O idealizador do evento, Vereador Idelmino Ronivon pontuou: “Esse é um momento importante da história do nosso país, 50 anos do Golpe Civil Militar e hoje contamos com presença dos jovens que não se depararam com essa triste mancha da história politica brasileira, sendo importante a conscientização dos fatos que aqui aconteceram. A Câmara trouxe essa discussão para que possamos relembrar e incluir na memória que fatos de tamanha atrocidade jamais possam acontecer novamente em nosso país”.

Após a abertura foi exibido o documentário “O dia que durou 21 anos”, de Camilo Tavares, que trata sobre o golpe que derrubou o Presidente constitucional João Goulart em 1964.

Em seguida, aconteceu a exposição da mesa redonda com a participação dos Vereadores Idelmino Ronivon e Marcos Nunes (PT); do Vereador de Belo Horizonte, Gilson Reis; do advogado, Leonardo Rezende; do Presidente do Sind-UTE, Professor Paulo Grossi; e do Professor do Curso de Ciências Sociais da UFV, Diogo Tourino. Também ocorreu o debate com a população.

O Vereador Geraldo Luis Andrade (Geraldão) (PTB) esteve presente no evento. A Vice-Presidente da Casa, Marilange Pinto Coelho (PV) e o Vereador Sávio José (PT) justificaram a ausência.