Comunidade apresenta reivindicações para a Escola do Paraíso ao Executivo

por vca — publicado 14/04/2014 18h11, última modificação 11/03/2016 09h08
14/04/2014

O funcionamento da Escola Municipal Almiro Paraíso, foi discutido em reunião na última quinta-feira (10) com o Prefeito Municipal, Celito Sari.

O Presidente da Comissão de Educação da Câmara, Idelmino Ronivon (PC do B) pontuou que o encontro foi agendado após uma reunião na comunidade do Paraíso. Segundo ele, o intuito da conversa seria de requerer melhorias para escola e extinguir o funcionamento das salas multisseriadas, visto que existe uma única sala de aula para atender crianças de três séries iniciais.

“Nós estamos trazendo essa discussão desde ano passado, quando houve uma movimentação por parte da Secretaria de Educação para fechar a escola e optaram por não fechar, além de afirmarem que iriam avançar na infraestrutura da escola e da quadra, limpar o espaço, porém não houve nenhum avanço”, salientou Idelmino.

A representante dos moradores do Paraíso, e mãe de aluno, Renata de Paula exibiu fotos da Escola e reforçou a boa localização e o amplo espaço. Renata ressaltou que a comunidade solicita melhorias com urgência para: o transporte escolar (ônibus), visto que o número de assentos é insuficiente, além de um monitor no transporte; merenda; melhorias na infraestrutura; segurança e a mudança no horário de funcionamento, tendo em vista que o horário escolar hoje é somente no turno da manhã.

De acordo com Renata, o horário escolar hoje está péssimo para as crianças menores de quatro anos, em alguns depoimentos as mães reclamam que as crianças não querem levantar cedo, “lembrando que o ônibus passa no último ponto 06h40 da manhã e no horário de retorno presenciamos muitas crianças dormindo dentro do ônibus”.

Idelmino completou: “nós entendemos que em uma área onde sinaliza para um aumento de demanda, deveria se pensar numa ampliação e atendimento integral ao invés de deixar a Escola em condições precárias”. O Vereador sugeriu que inicialmente retorne a Escola para dois turnos e realize um planejamento para a reforma da localidade.

Alguns moradores afirmaram que a intenção da comunidade na manutenção da Escola e em mantê-la aberta com qualidade, deve-se ao fato de que muitos pais trazem as crianças para estudar distante da comunidade por acreditar que a escola não funciona adequadamente.

O Prefeito destacou que o ensino básico é fundamental e sinalizou no sentido favorável as mudanças, mas pontuou a necessidade de uma agenda com a Secretária de Educação, Gláucia Coutinho para definir essas questões.

Um documento com 155 assinaturas foi entregue ao Prefeito reivindicando melhorias na Escola.

Também participaram da reunião os moradores Marques Médice Mateus (Xaropinho), Ronie Teixeira, Renata da Silva Guimarães Barbosa e Francisco de Paula (Chiquinho).