Extensionistas da EMATER apresentam relatório de atividades anual

por vca — publicado 23/04/2014 10h24, última modificação 11/03/2016 09h08
23/04/2014

Na reunião da terça-feira (22), o extensionista agropecuário, Marcelino Soares e a extensionista de bem estar social, Vera Lúcia Soares, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER/Viçosa) apresentaram o relatório anual de atividades da instituição, compreendido no ano de 2013.

Inicialmente, Marcelino apresentou a missão da empresa. “Buscamos promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando a melhoria da qualidade de vida da sociedade mineira”.

Ele explicou que a EMATER recebeu como fonte de recurso em 2013, “68% do Estado, 22% do Município, 6% prestação de serviços, 3% outras receitas e 1 % da União”.

Segundo Marcelino, a Unidade Regional de Viçosa está presente há 37 anos e é composta por 28 municípios com Escritórios Locais, representando 100 % de presença da EMATER-MG na região.

O extensionista apresentou os programas que são trabalhados pela empresa no município, como os programas de desenvolvimento da pecuária leiteira, cafeicultura e hortifrutigranjeiros; produção de grãos (milho e feijão); crédito rural, por meio do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF); e para a realização dos programas a instituição presta assistência técnica aos produtores, por meio de curso de capacitação e orientação ao agricultor.

Entre os programas de bem estar social estão segurança alimentar e nutricional, que orienta a alimentação escolar balanceada e nutritiva; saúde saneamento; processamento de alimentos; análise das águas de servidão nas propriedades, assistência técnica aos pontos de contaminação dessas águas; demonstração técnica de unidades de fossas sépticas; acompanhamento das construções de fossas sépticas; e orientação ao Programa de Alimentação Escolar.

A EMATER também incentivou a organização das formas associativistas de grupos de interesse, associações, cooperativas e conselhos de gestão, além do fortalecimento do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

Marcelino pontuou que o Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário representa 3 % de participação no município, totalizando R$24.933.000,00.

Ele ainda descreveu os recursos captados para o município com a interveniência da EMATER-MG, totalizando R$ 2.857.780,91 e o valor que a Prefeitura aplica na empresa é de R$ 196.830,40. “Para cada R$ 1,00 aplicado pela Prefeitura na EMATER, foram revertidos R$ 14,50 para o município”, ressaltou.

“O Escritório Local da EMATER agradece aos agricultores e demais parceiros institucionais pelo apoio às ações em prol do desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. Em particular, à Prefeitura e à Câmara Municipal pela confiança dispensada à nossa equipe”, finalizou Marcelino Soares.

Os vereadores cumprimentaram e parabenizaram a instituição pelos serviços prestados ao município e também a toda microrregião.