Reforma interrompida na creche do Carlos Dias é assunto de reunião

por vca — publicado 14/04/2014 17h26, última modificação 11/03/2016 09h08
14/04/2014

Dando continuidade à fiscalização e vistoria nas obras da educação, o Presidente da Comissão de Educação da Casa, Vereador Idelmino Ronivon (PC do B) se reuniu com representantes dos moradores do Carlos Dias e com o Defensor Público da Comarca de Viçosa, Glauco Rodrigues de Paula para tratar da reforma e construção da creche do bairro, na tarde da última quinta-feira (10).

Os moradores pontuaram que existe uma intenção por parte da comunidade do Carlos Dias em abrir uma ação civil pública contra o Poder Executivo, tendo em vista que inicialmente a comunidade tinha a creche a sua disposição para atender as crianças e o Executivo as transferiu para outras escolas com a promessa de reformar a creche, promessa esta que não foi cumprida e a comunidade ao cobrar a reforma foi informada que as obras não seriam retomadas, pois o Secretário de Obras, Vicente Alvim relatou que a área da creche era de propriedade da sua família e que o município não poderia fazer investimento em uma propriedade particular.

O Vereador Idelmino Ronivon destacou que a intenção da reunião seria a busca do diálogo entre o Executivo e a comunidade para que haja uma conciliação, visto que uma ação judicial pode demorar muito tempo.

A representante dos moradores do bairro, Lindalva Maria Gonçalves ressaltou a importância da creche para as crianças da comunidade.

Alisson dos Santos, também morador do bairro, expôs que após o fechamento da creche ele tem que pagar transporte para locomover o filho até outra escola. “Existem outras famílias do bairro, pagando o transporte para o filho, sendo que não temos condições de arcar com isso”, pontuou.

O Defensor Público, Glauco Rodrigues informou que em contato com Lúcio Santana ele afirmou que foi feito a doação deste lote no ano de 1978. De acordo com ele, funcionava um Grupo de Jovens no local que desenvolvia atividades com a comunidade e quando o grupo acabou foi feita a doação do terreno e o que estava construído.

Ele ainda reforçou a necessidade dos moradores se mobilizarem para resolver a questão por meio de conciliação. “É importante que sejam feitos levantamentos de dados de quantos pais estão pagando o transporte e quantas crianças foram prejudicadas, pois precisamos mostrar que o direito e a reclamação são legítimos e justos”, afirmou o promotor.

Segundo Lindalva, foi prometido que em janeiro deste ano a reforma estaria pronta e as crianças poderiam voltar para a creche do bairro. Ela entregou ao Defensor e ao Vereador um documento com 126 assinaturas de pessoas prejudicadas.

O Secretário de Obras, Vicente Alvim e a Secretária de Educação, Glaucia Coutinho Ramos D´Antonino foram convidados para a reunião e justificaram a ausência.

Uma nova reunião foi convocada com a presença dos que faltaram. Sendo solicitado para esse encontro que o Secretário de Obras apresente os documentos referentes à área, caso não tenha os documentos que configure a legítima posse do terreno pela sua família, que seja verificado se a área é da comunidade ou do município e retomada a reforma. Se isso não ocorrer, a comunidade não terá outra opção a não ser entrar com a ação civil pública para assegurar o direito básico.

Além dos citados, participaram da reunião, as moradoras do bairro, Silvania Nicácio Ramos, Sakarlet Nicácio Gomes e Rita de Cássia Reis; e a ex-professora da creche, Ana Maria de Souza.