Vereador faz encaminhamentos propostos em debate do Parlamento Jovem

por vca — publicado 22/04/2014 11h49, última modificação 11/03/2016 09h08
22/04/2014

Na reunião ordinária da última terça-feira (15), o Vereador Geraldo Luis Andrade (Geraldão - PTB) propôs por meio dos requerimentos de n° 017 e 018/2014, respectivamente, a implantação da resolução n° 006/2012 que dispõe sobre a criação do Parlamento do Idoso no âmbito da Câmara de Viçosa e também

a realização de Audiência Pública no dia 15 de maio, para discussão das Políticas Públicas para Idosos existentes no município. Ambos os requerimentos são propostas do debate promovido pelo Parlamento Jovem Viçosa, no dia 11 de abril.

O Parlamento Jovem 2014 tem como tema “Envelhecimento e Qualidade de Vida”. Durante o debate foram pontuadas as questões relativas ao antigo Conselho Municipal do Idoso; o Programa da Terceira Idade e a Pastoral do Idoso ressaltaram também o trabalho realizado com os idosos, além dos cuidados para se pensar no envelhecimento com qualidade de vida.

A Coordenadora Estadual do Parlamento Jovem Minas, Analista do Legislativo da ALMG, Fernanda Machado Freitas ressaltou a importância da discussão deste tema com estudantes e pessoas envolvidas com essas questões. “Temos notado com os debates neste cenário da terceira idade e do envelhecimento a ausência desse sujeito para protagonizar os processos e as discussões, pois nós estamos debatendo, mas na maioria das vezes as pessoas que vivenciam essa faixa etária não são consideradas e não são ouvidas e é muito significativo termos na mesa pessoas com essa vivência para a qualidade do debate”.

A ex-presidente do extinto Conselho Municipal do Idoso expôs o levantamento de denúncias recebidas pelo Conselho em 2012 que recebeu 650 casos de denúncias de maus-tratos aos idosos em Viçosa.

Após a exposição dos componentes da mesa, os estudantes participantes do Projeto puderam fazer questionamentos acerca do tema.

A intenção do Parlamento Jovem em trabalhar com essa questão é levar o jovem a pensar que um dia ele também irá envelhecer, sendo assim a proposta é fortalecer e criar políticas públicas de qualidade para esses idosos, rever a atual situação dos idosos no município, aplicando para todo o Estado e formalizar as ideias dentro desse contexto.

Além dos já citados a mesa de debates foi composta pela representante da Pastoral do Idoso da Igreja Santa Rita de Cássia, Dora Amantino; do Programa Terceira Idade desenvolvido pelo Executivo, Nayara Souza; pelo professor do Effie Rolfs, uma das escolas participantes do PJ Viçosa 2014, Paulo Grossi, e pela ex-vereadora, Cristina Fontes.