Vereador participa de Debate Público na ALMG

por vca — publicado 09/04/2014 11h17, última modificação 11/03/2016 09h08
09/04/2014

Minas Gerais já alcançou quase a totalidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), um conjunto de oito metas a serem alcançadas até 2015 firmadas por 191 países durante uma reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) realizada no ano 2000. A informação foi

repassada pelo assessor da Secretaria-Geral da Governadoria do Estado, Antônio Claret, no Debate Público O Município e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: Ações Locais/Metas Globais, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta segunda-feira (07). O Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PHS) representou a Câmara Municipal de Viçosa no evento.

Antes do início das discussões do debate, foram homenageados no Plenário os 32 projetos finalistas da primeira edição do Prêmio ODM Minas. Trata-se de uma parceria do Estado com o Prêmio ODM Brasil, executado pela Secretaria Geral da Presidência da República, e o seu objetivo é reconhecer publicamente as ações de relevância e contribuição para o alcance dos Objetivos do Milênio em Minas Gerais.

Dos 32 finalistas mineiros, estão entre os vencedores da 5ª edição do Prêmio ODM Brasil três projetos, sendo o Projeto Mulheres e Agroecologia em Rede, do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA), de Viçosa. Os outros dois são: Escola em Tempo Integral e Projeto de Turismo Ecocultural de Base Comunitária no Mosaico Sertão Veredas.

Antônio Claret participou do primeiro painel do evento, “A situação atual dos ODMs no Brasil, em Minas e nos municípios mineiros e agenda pós-2015”. Em sua intervenção, ele destacou o fato do Estado ter cumprido a maioria das metas propostas, mas salientou que o que faz de Minas Gerais um caso único no mundo é de ter repactuado as metas com a ONU.

O assessor do Governo do Estado também ressaltou que, apesar de Minas apresentar números de destaque em relação às metas, como na eficiência da cobertura pré-natal e na redução da pobreza, a vida não acaba em 2015 e desigualdades importantes ainda precisam ser vencidas.

Ainda nas discussões do primeiro painel, Luiz Alberto Vieira, coordenador de Projetos Especiais da Secretaria-Geral da Presidência da República, e o secretário-adjunto do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Odilon Faccio, destacaram a necessidade de municipalização das ações preponderantes para o cumprimento dos ODMs.

Os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio definidos pela ONU são: Acabar com a fome e a miséria; Oferecer educação básica de qualidade para todos; Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde das gestantes; Combater a Aids, a malária e outras doenças; Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

O Vereador Helder ressaltou na reunião ordinária da terça-feira (08) a importância do município em desenvolver esse tema para cumprimento e desenvolvimento dos ODMs.

Na foto, o Vereador Helder Evangelista e a articuladora da região sudeste pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade do Projeto Objetivo Desenvolvimento do Milênio Brasil, Girlene Galgani Reis, que ministrou o debate em Viçosa.

Fonte: Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Foto: Mônica Bernardi