Câmara realiza sessão solene de entrega da Comenda Tenente Kümmel

por vca — publicado 27/05/2014 20h56, última modificação 11/03/2016 09h08
27/05/2014

Com uma cerimônia comovente, a Câmara Municipal realizou na última sexta-feira (23) a sessão solene de entrega da Comenda Tenente Kümmel, criada por meio da resolução de n° 008/2013.

“Hoje a Câmara Municipal de Viçosa concede a Comenda Tenente Kümmel àquelas pessoas que se dedicaram ou se dedicam à paz social no seio da sociedade. O patrono desta homenagem, o saudoso Tenente Kümmel, deixou exemplos sólidos de cidadania e espírito de coragem para transformar e construir uma sociedade voltada para a paz social, através de seus ensinamentos de disciplina, pesquisa, aprendizado e evolução fraterna, dizia ele: feliz o homem que aprende o que ensino. Portanto, Sr. Comendadores sejam bem vindos a esta mais justa honraria que faz enaltecer um pouco, do muito que os senhores fizeram e fazem pela paz social”, abriu a cerimônia o Presidente da Casa, Luis Eduardo Salgado (PDT).

Com a presença dos filhos do Tenente Kümmel, General Waldstein Iran Kümmel e General José Ricardo Kümmel; das filhas Lia Kümmel, Ocília Kümmel e Wilma Kümmel; da nora Maria Elvira Mérola Kümmel e da sua sobrinha Claúdia Kümmel foram agraciados com a comenda, de acordo com o decreto legislativo de n° 003/2014: os ex-combatentes Antônio Julião da Silva e Domingos Teixeira Valente; o Juiz Elias Charbil Abdou Obeid; e o Tenente Coronel Welligthon Caputo.

A vida do Waldemar Raul Kümmel, Tenente Kümmel, foi apresentada: “O engenheiro agrônomo, professor universitário e tenente, foi o primeiro instrutor do Tiro de Guerra de Viçosa. Nome legendário, incorporado à atual sede da unidade, Kümmel ministrou formação física, militar e cívica à juventude viçosense. Descendente de alemães, gaúcho de Santa Maria (RS), nasceu em 22 de fevereiro de 1908. Fixou-se em Viçosa, em dezembro de 1930 como instrutor da Escola de Instrução Militar, hoje Tiro de Guerra Tenente Kümmel”.

Em seguida, a Vice-Presidente da Casa, Marilange Pinto Coelho (PV) dedicou algumas palavras ao ex-combatente, agraciado, Antônio Julião da Silva. “Ao buscarmos um simples papel que ao final trazia os dizeres: todos da família ficam orgulhosos cada vez que nosso pai herói é lembrado como defensor de nossa pátria amada Brasil. E é desta forma, que quero começar o meu pronunciamento e dizer com veemência ao Sr. Pitão que o orgulho é desta Casa em prestar esta simples, mas honrosa homenagem a este verdadeiro herói.”

O Prefeito Celito Sari consagrou palavras ao ex-combatente Domingos Teixeira Valente. “Pela tranquilidade de espírito, a firmeza, a atitude, a coragem com que lutava na guerra, e, sobretudo, o seu patriotismo. Pela bravura e heroísmo prestamos essa singela homenagem a esse homem esplêndido, o ex-combatente Domingos Teixeira.”

Logo depois, foi a vez do segundo Secretário da Mesa Diretora, Vereador Paulo Roberto Cabral dedicar palavras ao Tenente Coronel Wellingthon Caputo. “Ao longo da carreira, sempre atuou na área operacional, na região norte de Belo Horizonte, pelo 13º Batalhão de Polícia Militar. Sua maior contribuição, nesta ceara, se deu no comando da Cia Tático Móvel, pertencente àquele Batalhão, no período de 2000 a 2008, tendo prestado relevantes serviços à comunidade de Belo Horizonte, no combate à criminalidade violenta, período em que houve redução significativa dos índices de criminalidade da região Norte, com a prisão de vários infratores e apreensões de armas de fogo e drogas. Continuando até hoje o seu trabalho em prol da segurança pública da sociedade.”

O Presidente da Casa, Luis Eduardo Salgado destacou o trabalho realizado pelo Juiz Elias Charbil Abdou Obeid. “Viçosense, ingressou na Magistratura do Estado de Minas Gerais, em novembro 2000. Devido aos seus relevantes trabalhos prestados nos locais em que atuou, em prol da segurança da pública, da Polícia Militar de Minas Gerais e em defesa dos direitos da criança e do adolescente, além do seu valoroso trabalho nas demais áreas, concedemos a Comenda Tenente Kümmel ao Juiz Dr. Elias Charbil.”

Os agraciados agradeceram o reconhecimento. A cerimônia foi finalizada com uma singela homenagem aos filhos, filhas e familiares do Tenente Kümmel.

Além dos citados, participaram da cerimônia, os Vereadores Geraldo Luís Andrade (Geraldão-PTB) e Alexandre Valente (PSD); o Capitão Souza Lima; o Tenente Leonardo José Campos, representando o Comandante da Polícia Militar de Viçosa; e o Chefe da Instrução do Tiro de Guerra de Viçosa, Sargento Fernando Antônio Honório.

comenda ten kummel 2