Secretária de Saúde presta esclarecimentos na Câmara

por vca — publicado 21/05/2014 11h17, última modificação 11/03/2016 09h08
21/05/2014

A Secretária Municipal de Saúde, Ildamara Gandra Menezes prestou esclarecimentos sobre marcação de exames, denúncias de falta de médicos nos PSF´s e falta de medicamentos nas farmácias, na reunião ordinária da terça-feira (20).

Inicialmente, a Secretária expôs a situação dos PSF´s em que apontou os médicos de cada unidade e o vínculo profissional, podendo ser pelo Programa Mais Médicos, contrato, processo seletivo e PROVAB.  “Houve um problema em que os médicos saíram dos PSF´s e ficamos um período sem médicos, em alguns fizemos a substituição rápida, outros não, mas desde abril não há nenhuma unidade sem médico, apesar dos contratempos.”

Ela relatou os gastos com medicamentos. Sendo que para a farmácia básica a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) repassa 42 mil reais a cada trimestre em medicamentos e 31 mil reais mensal para fazer a compra de medicamentos de complementação, ou seja, um repasse de 45 mil reais mensal. Já o Município tem programado um gasto de cerca 83 mil reais por mês em medicamentos, dessa forma 35,15% dos recursos para compra de medicamentos são oriundos da SES/MG e 64,85% da Prefeitura, totalizando 128 mil reais mensal com gastos em medicamentos.  “O Município está passando por problemas com falta de medicamentos. A última entrega do Estado foi em outubro, encaminhamos e-mail ao almoxarifado do Estado solicitando medicamentos básicos à Secretaria, que retornaram com a previsão de entrega como 07 de junho de 2014, sendo que teve uma errata retificando essa data, para dia 30 de maio de 2014. Este problema é extensivo a todos os municípios de Minas Gerais, que desde ano passado não tem recebido medicamentos da SES, tendo como problema à logística para distribuição”, explicou.

E completou: “A Prefeitura compra os medicamentos, por meio de licitação, que aconteceu em maio, foi feita uma lista com 286 medicamentos com pesquisa de preços no mercado de 03 empresas”.

Com relação a exames e consultas, Ildamara apresentou os procedimentos realizados pelo Município, a quantidade de recursos repassada pelo Estado e o real valor necessário pelos procedimentos realizados.

Questionamentos

O Vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília-PPS) questionou o motivo pelo qual os moradores do Sol Nascente são atendidos no PSF de Nova Viçosa, sendo que o bairro Santa Clara é mais próximo.

Idalmara respondeu que o novo PSF do bairro Santa Clara irá atender as comunidades do Coelhas, Sol Nascente e uma parte do Santa Clara. “Pretendemos colocar para funcionar em junho.”

O Vereador Sávio José (PT) perguntou se os médicos estão cumprindo a carga horária. A Secretária explicou que o acompanhamento é feito pela Chefe do Operacional Básico, “temos conhecimento que alguns médicos não tem cumprido a carga horária, estamos desenvolvendo uma estratégia de acompanhamento mais presente nas unidades para evitar esse descumprimento”.

O Vereador Alexandre Valente (PSD) indagou sobre a falta de material para realizar preventivo no PSF do bairro Amoras. Ela salientou: “é preocupante essa falta de material para realizarmos alguns procedimentos, em especial o preventivo que é tão importante para a mulher, os procedimentos estão sendo realizados, porém em menor quantidade. A licitação desses materiais já foi feita”.

O Vereador Idelmino Ronivon (PC do B) questionou qual dinâmica está sendo criada com relação a cirurgias eletivas e também com a questão da falta do profissional no trabalho. A Secretária afirmou que ambos os hospitais estão realizando as cirurgias eletivas, desde inicio do ano, “a demanda reprimida já andou e não está havendo problemas com isso”. Em relação à falta do profissional médico ao trabalho, a Secretária pontuou que ainda não há nenhuma medida efetiva para isto, “mas que pode ser olhado essa questão para uma possível punição efetiva, como corte de ponto”.

O Prefeito Celito Sari também foi convidado a comparecer a reunião e não participou, enviando como representante o Controlador do Município, José Paulo Sant´Ana.