TG e Câmara realizam solenidade de homenagem alusiva aos 70 anos da chegada da Força Expedicionária Brasileira à II Guerra Mundial

por vca — publicado 13/05/2014 12h57, última modificação 11/03/2016 09h08
13/05/2014

Em uma sessão especial, o Tiro de Guerra de Viçosa, em parceria com a Câmara Municipal, realizou na noite da última quinta-feira (08), uma solenidade de abertura das comemorações alusivas aos 70 anos da chegada da Força Expedicionária Brasileira (FEB) à Itália, na II Guerra Mundial.

O Chefe da Instrução do Tiro de Guerra de Viçosa, 1º Sargento Fernando Antônio Honório pontuou: “O dia 08 de maio de 1945, representou a vitória da tolerância, a superação do racismo e da ideia da hegemonia de raças. É nossa obrigação lembrar-se dos 25.340 pracinhas que partiram de todas as partes do país e dos 28 viçosenses, não podemos deixar a memória dos nossos heróis cair em esquecimento. O exército valoriza o seu ponto mais forte que são os seres humanos, hoje também iremos homenagear civis com coração militar, que nos ajudam na formação de transformar garotos em homens”.

Solenidade presta homenagem alusiva aos 70 anos da chegada da Força Expedicionária Brasileira à II Guerra Mundial (2)

Em seguida, o Delegado da 24ª Delegacia de Serviço Militar, 1º Tenente José de Arimatéa Resende leu a mensagem do Comando da Força. “Oito de maio, dia da vitória, ao comemoramos o dia de hoje nos reportamos ao dia 08 de maio de 1945 quando ainda ecoa nos quatro cantos do mundo o dia da vitória, era a redenção do exército nazista, o fim da II Guerra Mundial, mais amplo e cruel conflito da história da humanidade. É tempo, hoje celebrado, de reconhecer e cuidar para que não voltemos a sacrificar milhões de seres humanos, a destruir tantas cidades e ofender tantas nações. Paremos para ouvir e refletir o grito de vitória pronunciado naquela instância traduz o fim de um prolongado sofrimento, graças à ação corajosa de heroicos combatentes e dentre estes orgulhosamente identifiquemos e exaustemos os integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB)”, algumas das palavras proferidas pelo Tenente.

Foi prestada homenagem aos ex-combatentes: Joaquim Saraiva da Silva e Wellington Lacerda (in memoriam), representado pelo seu filho Wilson Carlos Abrantes Lacerda. Eles receberam uma placa com os dizeres: “Homenagem do Exército Brasileiro pelo transcurso dos 70 anos de chegada da Força Expedicionária Brasileira à Itália, na II Guerra Mundial, e sua brilhante contribuição para o esforço em prol da liberdade”.

Solenidade presta homenagem alusiva aos 70 anos da chegada da Força Expedicionária Brasileira à II Guerra Mundial (1)

Posteriormente, foi prestada a homenagem aos colaboradores eméritos do Exército, considerando a necessidade de agradecer os serviços prestados ao Exército. Segundo o Comandante do Exército, podem ser agraciados com o Diploma as personalidades e instituições civis, brasileiras ou estrangeiras, os militares da reserva, reformados e os componentes das Forças Auxiliares, que possuam elevado conceito na classe e na comunidade a qual pertençam e tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol dos interesses e do bom nome do Exército Brasileiro.

A Câmara Municipal de Viçosa; o Secretário Municipal de Cultura, Antônio Luiz Miranda; o Médico Lúcio Otávio de Carvalho Araújo; e a Vice- Presidente do Rotary Clube de Viçosa, Luciana Pereira de Moraes receberam o diploma de “Colaborador Emérito do Exército”.

O Colaborador Emérito do Exército, Professor José Levy de Oliveira proferiu algumas palavras aos soldados brasileiros, em especial de Viçosa. “Viçosa enviou 28 de seus filhos ao campo de batalha, e talvez seja um dos poucos municípios a ter um veterano ainda sadio e lúcido como o Sargento Saraiva que honra três municípios Viçosa, São Miguel do Anta e Ponte Nova. A vitória em 08 de maio, a minha mente não vem à derrota de um inimigo em campo de batalha, vem à ideia da vitória da humanidade, contra um regime que se destacou pela desumanidade, um regime que praticava injustiças.”

O Presidente da Câmara, Luis Eduardo Figueiredo Salgado (PDT) destacou a presença dos jovens do TG de Viçosa, “que compõem o Exército Brasileiro, e nos honram com a dignidade de ter uma pátria amada e idolatrada. Quando trazemos a comemoração desse dia 08 de maio, lembramo-nos de um Brasil que foi para deixar saudades, para deixar seu grito de liberdade, só posso dizer há tantos que ficaram no campo de batalha que Deus continue lhes dando conforto, pois aqui nós caminhamos e travamos uma guerra contra a ditadura do crack, da miséria e da desigualdade social que muitas vezes tenta se instalar neste Brasil”.

Solenidade presta homenagem alusiva aos 70 anos da chegada da Força Expedicionária Brasileira à II Guerra Mundial (3)

A Vice- Presidente da Casa, Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV); os Vereadores Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília-PPS) e Alexandre Velente (PSD) e a Presidente do Lions Clube de Viçosa, Ieda Maria Simas Pereira, também participaram da solenidade.