Vereador faz referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

por vca — publicado 07/05/2014 12h24, última modificação 11/03/2016 09h08
07/05/2014

O Vereador Marcos Nunes (PT) fez menção ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, em seu pronunciamento na reunião ordinária da terça-feira (06).

Marcos Nunes leu uma carta enviada pelo

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Viçosa (CMDCA) e reforçou a importância da conscientização da população para denunciar à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Seguem trechos da carta na íntegra:

Todos sabem que a violência sexual contra crianças e adolescentes é um assunto complexo e seu enfrentamento ainda é um desafio. As agressões cometidas contra crianças e adolescentes em suas várias dimensões fazem parte de um cenário crítico de violência social do qual nos tornamos cúmplices ao fazer vista grossa ao problema, seja na forma de abuso ou exploração sexual.

Na maioria dos casos, o abuso acontece dentro de casa e os agressores são parentes, vizinhos, amigos de confiança da família. Até mesmo, o pai ou padrasto é o autor da violência, sendo maior a incidência do abuso cometida pelo pai biológico. Nestes casos, não é raro, lamentavelmente, membros da família como a mãe e irmãos mais velhos protegerem o abusador para não se exporem, e muitas vezes por medo.

Denunciar é a primeira e acertada ação, sem ela nada pode ser feito. A dificuldade em romper com o silêncio que camufla as situações de abuso sexual na infância e na adolescência é uma das principais barreiras que impedem o enfrentamento deste crime.

É denunciando que o crime vem à tona e em consequência, a responsabilização do agressor. Denunciar não implica em riscos, pois a denúncia pode ser feita sobre absoluto sigilo.

Não podemos ser omissos neste momento, são crianças e adolescentes que estão sendo alvo de um tipo de crime que trará marcas profundas para o resto de suas vidas. São crianças e adolescentes que terão seu futuro totalmente comprometido, caso não sejam ajudadas.

O Conselho Tutelar precisa ser notificado para que possa tomar as devidas providências em nome dos direitos da criança e do adolescente. Em Viçosa, ligue (31) 3891-5465 e (31)9605-1027. Ou disque 100, número do crescimento social do Brasil.

“As crianças e adolescentes são pessoas que têm direitos garantidos pelas leis brasileiras e devem ser respeitadas por todos. Precisamos vencer essa barreira e enfrentar o debate com segurança e integridade”, finalizou o Vereador Marcos Nunes.