Vereador solicita apoio da UFV para contribuir com a mobilidade urbana do município

por vca — publicado 14/05/2014 12h07, última modificação 11/03/2016 09h08

Na reunião ordinária da terça-feira (13), o Vereador Geraldo Luis Andrade (Geraldão), por meio de duas representações encaminhadas a Universidade Federal de Viçosa (UFV), solicitou contribuição para a mobilidade urbana do município. Com a representação de n° 007/2014, o Vereador solicita a Reitora da UFV que verifique a possibilidade de flexibilização de horário de início e término das aulas, como também da entrada e saída dos servidores de suas repartições, tendo em vista que essa atitude irá melhorar o tráfego de trânsito e a mobilidade urbana no Município e no Campus. “Entendo que a entidade pode contribuir para a questão da mobilidade urbana do município, tanto por meio dos departamentos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, assim como na própria gestão da UFV. Participei de uma atividade voltada para a mobilidade urbana na última semana em Belo Horizonte e neste seminário, através de um exemplo, eu vislumbrei uma situação semelhante relacionada à nossa cidade, um dos palestrantes tratava de cidades que tem grande polo industrial e uma medida que viabiliza o melhor andamento do trânsito é quando essas indústrias não soltam seus funcionários ao mesmo tempo, acho que é uma sugestão de fácil aplicação na nossa cidade, afinal a UFV concentra a liberação de todos os alunos e servidores no mesmo horário, encaminhei essa representação, sendo uma primeira etapa para estudarmos essa real viabilidade”, justificou Geraldão. Já pela representação de n° 008/2014, assinada pelos demais Vereadores, requer que seja examinada a possibilidade de ampliação do horário para fechamento dos portões da via alternativa, visto que irá favorecer a mobilidade e o fácil acesso de estudantes, servidores e moradores do bairro Santo Antônio. “A via alternativa para o Acamari, Paraíso e adjacências fica aberta até às 22 horas e o mesmo não acontece com a via que dá acesso ao Santo Antônio e arredores, ao ampliar o horário seria uma forma de diminuir o fluxo de veículos na região central.” Geraldão reforçou que a representação é um documento importante, “pois é uma forma de defender essa ideia com mais veemência dentro do CONSU. Temos um trânsito altamente congestionado e poderíamos liberar o fluxo de pessoas pouco a pouco, essas medidas com certeza minimizariam a questão do tempo gasto do local de trabalho até a residência e outros pontos”.