Vereador visita COMAD de Uberaba

por vca — publicado 29/05/2014 18h55, última modificação 11/03/2016 09h08
29/05/2014

Na tarde da última segunda-feira (26), aconteceu uma reunião na Casa dos Conselhos, em Uberaba, Minas Gerais, com o objetivo de conhecer o funcionamento do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMAD).

A iniciativa surgiu do Curso de Capacitação do Programa do Estado Papo Legal, realizado em Viçosa, entre os dias 5 a 8 de maio, que citou o COMAD de Uberaba como uma referência no Estado, além do município possuir uma legislação destaque em políticas públicas sobre drogas.

A Presidente do COMAD de Uberaba, Valéria Guimarães da Cunha e membros receberam o Vereador, e Vice-Presidente do COMAD de Viçosa, Alexandre Valente (PSD) acompanhado da Vice-Presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública de Viçosa e Assessora do Prefeito de Uberaba, Cristina Fontes.

Durante o encontro, eles conheceram a estrutura e organização do COMAD, que funciona na Casa dos Conselhos. Além do Programa Municipal Antidrogas (PROMAD), que existe em Uberaba desde 2003 e que precisa ser implantado em Viçosa. Eles ainda tiveram contato direto com a legislação que organiza o sistema de limpeza urbana do município, uma vez que os recursos arrecadados com a aplicação de multas e taxas são destinados a alguns fundos, como o antidrogas.

Outro ponto tratado foi o edital de chamamento público, já em andamento, que prevê o desenvolvimento do PROMAD destinado às ações de redução da demanda de drogas.

O Vereador e Vice-Presidente do COMAD de Viçosa, Alexandre Valente reforçou que a visita “deixou claro como é importante o apoio e o diálogo estabelecido entre o Executivo e o Conselho. Essa visita será uma bandeira, principalmente no que tange a legislação, para o fortalecimento das ações do COMAD de Viçosa. O que vivenciamos em Uberaba foi uma efetiva troca de experiências e deixamos o convite para que o Conselho da cidade possa visitar o nosso município”.

A Vice-Presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública de Viçosa e Assessora do Prefeito de Uberaba, Cristina Fontes salientou: “Iniciativas em visitar Conselhos que são referências é fundamental para que possamos promover a integração e articulação permanente entre as políticas públicas e as ações de prevenção e combate às drogas que vão de encontro às diretrizes e objetivos do COMAD de Viçosa, que a meu ver é um Conselho extremamente atuante apesar das dificuldades que tem enfrentado”.