Vereadores se reúnem com proprietários de postos de combustíveis

por vca — publicado 15/05/2014 15h24, última modificação 11/03/2016 09h08
15/05/2014

Com o intuito de estudar maneiras de racionalizar o uso de água no município, aconteceu na tarde da quarta-feira (14), uma reunião na Câmara Municipal de Viçosa. O encontro foi requerido pelo Vereador Geraldo Andrade (Geraldão - PTB) e teve como objetivo debater com os proprietários dos postos de combustíveis possíveis alterações no Código de Posturas para regulamentar o horário de funcionamento do serviço de ducha car grátis, prestado pela maioria dos postos viçosenses.

Apenas três dos 13 estabelecimentos convidados compareceram ao encontro. A ausência da maioria não inviabilizou a discussão. Na oportunidade, os proprietários se demonstraram favoráveis à intenção do Legislativo.

Durante o encontro foram relatados vários usos indevidos do serviço comprovando a hipótese levantada pelos Vereadores. De acordo com os empresários, a forma como o serviço vem funcionando acarreta sim em desperdício de água, visto que há cidadãos que em todas as oportunidades que abastecem seus veículos, mesmo que o carro esteja limpo utiliza-se da ducha.

Como encaminhamento do encontro ficou definido que haverá uma nova reunião, no dia 28 de maio, às 14 horas, na Câmara, quando os Vereadores Geraldão e Geraldo Deusdedit (PSDC) apresentarão a minuta do projeto de lei que modifica o Código de Posturas.

Para que haja o envolvimento da população, os empresários sugeriram que sejam estabelecidas multas rigorosas e que seja obrigatória a instalação de placa informativa constando o horário de funcionamento.

"O encontro foi produtivo e pelo que discutimos aparenta que caso essa situação seja regulamentada, poderemos chegar a 20% de redução do serviço e possível economia tanto de água, como de luz, visto que as bombas em sua maioria são elétricas. A medida que pretendemos implementar não resolve o problema de falta de água em Viçosa, mas será com certeza uma forma de conscientização da população que, infelizmente, só percebe a importância da água quando acontece a falta em sua torneira", acrescentou o Vereador Geraldão.