Violência contra jovens é tema de tribuna livre da Câmara

por vca — publicado 21/05/2014 12h51, última modificação 11/03/2016 09h08
21/05/2014

O alto índice de homicídios de jovens no município foi novamente tema da tribuna livre da Câmara, exposto pelos representantes do Levante Popular, na reunião da terça-feira (20).

Inicialmente, o estudante Vinícius Vieira de Almeida proferiu pausadamente alguns frases e paralelamente outros participantes do Levante encenaram a violência no Plenário. “Desvalorização e precarização do Centro Experimental de Artes e da Biblioteca Municipal; criminalização dos skatistas, o esporte considerado vandalismo; falta de quadras e espaços de lazer nos bairros da periferia; falta de valorização dos artistas locais e da periferia; exploração do trabalho dos jovens pelo comércio; violência policial que criminaliza a pobreza e condena e executam jovens”, foram as frases ditas por Vinícius.

Levante Popular

Em seguida, o estudante demonstrou indignação perante o alto índice de homicídios de jovens na cidade. “Voltamos a alertar que Viçosa está entre as 300 cidades mais violentas do país. A violência e os assassinatos tem se tornado cada vez mais frequentes e a política de repressão tem se mostrado ineficiente.”

Vinícius solicitou que o Legislativo e Executivo se comprometam no combate a essa situação, por meio de políticas preventivas. “Necessitamos urgentemente de uma política cultural que desenvolva e divulgue o potencial dos artistas locais. Uma política de esporte que dê oportunidade de vida dos jovens e possibilidade de disposta desses com o tráfico. Necessitamos senhoras e senhores, de uma política de segurança que combata o crime e não os criminosos, que combata o tráfico e não os traficantes”, ressaltou.

Ele ainda pediu que fosse realizada uma Audiência Pública para discutir essa temática e “que encaminhe medidas urgentes de combate à perda de vida da juventude viçosense”.

“Continuaremos na luta contra o extermínio e pelos direitos da juventude, certos que nessa luta só temos a ganhar!”, finalizou.

O Vereador Geraldo Luis Andrade solicitou que seja realiza Audiência Pública para discutir sobre o alto índice de homicídios de jovens no município, por meio do requerimento de n° 037/2014, aprovado em Plenário.