Audiência Pública irá debater Pacto pela Cidade e contra a dengue

por vca — publicado 16/07/2014 11h35, última modificação 11/03/2016 09h08
16/07/2014

Na reunião ordinária da terça-feira (15), o Servidor Público da FUNASA, responsável pelo controle de endemias do município, Marcos Aquino salientou a importância da conscientização da população para evitar o surto de dengue em Viçosa e apresentou o Pacto pela Cidade e contra a dengue.

Ele ressaltou que desde quando foi cedido ao município, tem pensado em atitudes que pode fazer diferença. “Temos uma grande preocupação com a dengue, pois é uma doença que mata. Recentemente, aconteceu um fato novo e surpreendente para nós da saúde pública. O governo alterou o procedimento dos agentes de endemias, em função de um novo produto que chamamos de larvicidas que antes era um grão que dispersávamos nos locais que continham água e secos que poderiam receber água de chuva a fim de neutralizar a larva do mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue, porém, o produto foi extinto e o procedimento alterado, passado a ser um larvicida líquido, sendo aplicados somente em locais que tem água.”

E completou: “Dessa forma, os demais pontos secos ficam sem a aplicação, mesmo que possam receber água de chuva. Caso haja ovos naquele local, eles eclodiram e soltaram pela cidade mosquitos que podem transmitir a dengue”.

Marcos pontuou que essa nova medida fez com que os servidores da saúde tomassem algumas atitudes, como: “Passamos a fazer coleta diária e análise de larvas de mosquitos em toda cidade, para que tenhamos um mapeamento dos locais que está presente o aedes; estamos notificando os proprietários de lotes vagos, que possam oferecer condição de risco para proliferação do mosquito e dando um prazo para que o lote seja limpo, não sendo acatada nossa solicitação, o serviço de fiscalização do município fará a verificação do imóvel e achando necessário notificará o proprietário a cumprir, podendo até aplicar multas”.

O responsável pelo controle de endemias fez um apelo à população. “A única alternativa de evitar a dengue, é consciência e a mudança dos hábitos de evitar deixar lixos expostos, caixa d´água desprotegida, lotes sem capinar, matos nos quintais. Então estamos propondo um Pacto pela Cidade e contra a dengue, para que conscientizar toda a cidade a mudar os hábitos, pois o SAAE, a fiscalização e a Secretaria de Saúde, não irá conseguir dar conta dos problemas, se nós, cidadãos não colaborarmos e mudarmos nossa postura. Estamos na iminência de sofrer surtos constantes de dengue em Viçosa e podemos chegar a uma situação de epidemia, dengue mata não tem vacina disponível e não tem remédio”, finalizou.

O Presidente da Casa, Luis Eduardo Salgado (PDT), solicitou uma Audiência Pública, por meio do requerimento de n° 044/2014, em data a ser definida, para falar sobre o Pacto pela Cidade e contra a Dengue e conscientizar a população.