Livro em homenagem a Therezinha Mucci Xavier é lançado na Câmara

por vca — publicado 30/07/2014 13h34, última modificação 11/03/2016 09h08
30/07/2014

Declamações de poemas, músicas, discursos emocionantes e reflexão, foi o que marcou a noite de lançamento do livro em homenagem a Therezinha Mucci Xavier, na última quinta-feira (24), na Câmara Municipal de Viçosa.

O livro Therezinha Mucci Xavier: Tributo por uma vida de doação”, reúne textos, artigos e ensaios que retratam a biografia e os temas da vida acadêmica literária da professora.

Durante a sessão, os presentes recitaram poemas, fizeram discursos e dedicaram músicas a Therezinha. O Presidente da Casa, um dos autores do livro, Luis Eduardo Salgado (PDT) prestou sua singela homenagem. “Gostaria hoje de voltar ao tempo e me tornar uma criança de 11 anos de idade, para estar subindo as escadas do Colégio Estadual na velha Prefeitura, quando tive oportunidade de conhecer, a ‘professorinha’, nossa querida Therezinha Mucci, dona da paciência, senhora da ciência do comunicar, dominadora do sorriso e nunca submetida a nenhuma tortura da ignorância e do julgar as pessoas”.

A cerimônia contou com a presença dos autores da obra, amigos e familiares da homenageada. A mesa principal foi presidida pelo Juiz de direito, diretor do Fórum, e membro da Academia de Letras de Viçosa, Omar Gilson de Moura Luz; e composta pelo Presidente da Câmara, Luis Eduardo Salgado; pela Vice-Presidente da Casa, Marilange Pinto Coelho (PV); pelo sobrinho da professora homenageada, Marco Aurélio Mucci; pela Badia Abraão, representando as organizadoras do evento; a Reitora da UFV, Nilda Ferreira de Fátima Soares e o professor da UERJ, José Carlos Santos Azeredo.

Na Tribuna de Honra estava o professor Dionízio Ladeira, representando os escritores; professor William Redmond CES-JF, representando os grupos de trabalho; professora Heloísa Gava (Departamento de Letras); professora Sônia Lelis Rigueira, representando os ex-alunos e o professor Júlio Paixão, Academia de Letras de Viçosa. O Vereador Alexandre Valente (PSD) também participou.

Livro em homenagem a Therezinha Mucci Xavier é lançado na Câmara (2)