Reunião discute parceria entre o CenTev e a Câmara

por vca — publicado 04/07/2014 11h03, última modificação 11/03/2016 09h08
04/07/2014

O Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev) realizou na quinta-feira (03) uma reunião de trabalho com os Vereadores, que teve como objetivo apresentar as atividades realizadas pelo CenTev e suas unidades e avaliar a possibilidade do estabelecimento de novas ações e novos projetos entre a Câmara Municipal e o CenTev, que envolvam, por exemplo, a atração de investimentos e empresas para o tecnoPARQ e a ampliação das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Desenvolvimento Social (Nudese).

Participaram do encontro o Presidente da Câmara, Luis Eduardo Figueiredo Salgado (PDT); a Vice-Presidente, Marilange Pinto Coelho (PV); os Vereadores Alexandre Valente Araújo (PSD), Lidson Lehner (PR), Marcos Nunes (PT), Sávio José (PT), Sérgio Norfino (PSDB); o Presidente do Conselho de Administração do CenTev e Vice-Reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Professor Demetrius David da Silva; a Diretora Executiva do CenTev, Professora Adriana Ferreira de Faria; além dos colaboradores do CenTev.

O Professor Demetrius explicou a importância do apoio dos vereadores para a realização dos projetos estratégicos do CenTev, que têm por objetivo a promoção do desenvolvimento de Viçosa e região.

Em seguida, a Prof. Adriana apresentou as atividades realizadas no âmbito do CenTev, da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT), do tecnoPARQ (Parque Tecnológico de Viçosa), da Central de Empresas Juniores (CEMP) e do Núcleo de Desenvolvimento Social e Educacional (Nudese). Ela também expôs os números de 2013 relativos a impostos e a empregos gerados por meio das empresas vinculadas ao CenTev.

O CenTev e a Câmara Municipal de Viçosa têm desenvolvido ações contínuas geradoras de bom resultados. Em 2011, com o apoio da Prefeitura Municipal de Viçosa e da Câmara Municipal de Viçosa, ocorreu a aprovação da Lei Municipal de Inovação (Lei nº 2.204/2011) que criou o Programa Municipal de Apoio a Inovação Tecnológica (PMIT), bem como as medidas de incentivo a inovação tecnológica e a consolidação dos ambientes de apoio à inovação tecnológica na cidade.

O Presidente da Câmara, Luis Eduardo salientou que o encontro foi importante para que as partes tomassem conhecimento de que maneira uma política de fortalecimento a nível estadual e federal poderia atrair recursos suficientes para a transformação da realidade tecnológica da região. Ele também convidou os coordenadores do CenTev para participarem da próxima reunião ordinária da Câmara, na quarta-feira (09), a fim de apresentarem os projetos à comunidade.

Para a professora Adriana, a reunião foi muito profícua, uma vez que, já se definiu algumas ações a serem tomadas pelos senhores Vereadores no intuito de viabilizar as ações do CenTev, que possibilitem Viçosa se consolidar como cidade referência para o empreendedorismo de base tecnológica e social.

Fonte: Assessoria de Imprensa do CenTev