Vereador discute sobre Projeto de agricultura nas Coelhas

por CamaraMunicipal — publicado 22/07/2014 16h50, última modificação 11/03/2016 09h08
22/07/2014

A segunda reunião sobre o Projeto foi realizada na tarde da segunda-feira (21). Uma iniciativa de estudantes dos cursos de Cooperativismo, Geografia e Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com o nome de Projeto AU (Agricultura Urbana) Coelhas, traz conceitos interessantes: cidadania; territorialidade (empoderamento do espaço); qualidade de vida; soberania e segurança alimentar e autonomia comunitária. O Vereador Helder Evangelista (PHS), que foi procurado pelos idealizadores do Projeto, aprovou a ideia.

“A proposta deste Projeto vai muito além de uma horta comunitária. A ideia fica clara quando vemos os conceitos apresentados. Precisamos pensar além, e esta é uma atividade de sustentabilidade e socialização para a comunidade das Coelhas”, afirmou o Vereador.

E o Projeto não mostra apenas os conceitos. O estudo também aponta os problemas urbanos como: a invisibilidade geográfica (baixo acesso aos serviços urbanos, transporte e mobilidade deficientes) e a violência (o estado, as redes do crime e a segregação do espaço). E os problemas sócio econômicos e ambientais: a falta de espaço público (exercício da cidadania, falta de áreas para a educação, lazer e saúde) e as falhas no projeto habitacional (construção das moradias sem a participação da comunidade e a desfuncionalidade do espaço em prol da mercantilização do terreno).

Para Helder, a busca agora é para a implantação e operacionalização do Projeto: “neste segundo momento nos reunimos com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) Viçosa e o Departamento de Agricultura e Pecuária da Prefeitura. Já fechamos a parceria com relação à capacitação dos moradores e a cessão de mudas. Temos uma preocupação com relação a área que não pode ser particular”.

Uma nova reunião será agendada com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) Viçosa e a Secretaria de Políticas Sociais.

Na foto, à direita do Vereador o Chefe do Departamento de Agricultura e Pecuária, Marcos Roberto Fialho e os Analistas Ambientais do IEF, Gilberto de Castro e Arlindo Ferreira. Participaram da reunião os estudantes de Geografia, Matheus de Oliveira, Ramom Freitas e William Pierre, de Cooperativismo, Ighor Thadeu Oliveira, e a estudante de Pedagogia, Aparecida Sabino.