Vereador requer ao DER/MG fiscalização de animais nas estradas

por vca — publicado 10/07/2014 13h01, última modificação 11/03/2016 09h08
10/07/2014

O Vereador Lidson Lehner (PR) solicitou ao Departamento Regional de Estrada e Rodagem de Minas Gerais (DER) o reforço da fiscalização da presença de animais nas estradas sobre jurisdição da Coordenadoria Regional de Ponte Nova, por meio da representação de n° 015/2014, encaminhada ao Coordenador Regional, Norberto Cruz de Mello, aprovada na reunião da quarta-feira (09).

Lidson sugeriu que sejam tomadas medidas preventivas, tais como atuação junto aos proprietários dos animais ou criação de barreiras que impeçam ou ao menos dificultem o tráfego destes no asfalto. “Há um aumento de acidentes graves decorrentes dessa problemática, inclusive com vítimas fatais, e é dever do DER/MG em manter as condições de operação, com segurança e conforto, das estradas de rodagem sob sua jurisdição e responsabilidade, conforme o art. 3°, inciso III, do Decreto n° 45.785/2011”, ressaltou o Vereador.

Ele ainda pontuou que falta conscientização donos dos animais. “Tem sido muito comum encontrar animais soltos nas margens das estradas. Recentemente ocorreu um acidente entre Barrinha e Colônia, uma pessoa bateu com a motocicleta em um burro, o animal morreu e o motociclista ficou aproximadamente 20 dias internado por conta de fratura exposta. Os proprietários soltam os animais para passear e pastar na beira da estrada, que isso possa ser evitado para que situações como estas não voltem a acontecer.”

O Vereador Alexandre Valente (PSD) fez coro ao colega e pontuou que a presença de animais nas ruas de bairros do município, também tem sido comum, “o Executivo deve tomar providências para recolher os animais e evitar acidentes dentro do perímetro urbano”.

Indicações

O Vereador Lidson também fez duas indicações. Com a indicação de n° 194/2014 o Vereador requer ao Prefeito que interceda junto à Secretaria Municipal de Educação e/ou Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento para conceder informações sobre a redução do valor dos contratos com produtores rurais do município para aquisição de hortifrutigranjeiros para merenda das escolas, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no 2° semestre de 2014.

Pela indicação de n° 197/2014 ele solicitou que proceda a troca do padrão de energia elétrica da Escola Municipal Santo Antônio na comunidade rural do Pau de Cedro, tendo em vista que o mesmo se encontra em estado precário, instalado abaixo da altura recomendada pela CEMIG e como a fiação, do padrão até a escola, está baixa, poderá oferecer risco de descarga elétrica em alunos e professores.