Parlamento Jovem realiza mesa redonda no COLUNI

por vca — publicado 02/09/2014 18h25, última modificação 11/03/2016 09h08
02/09/2014

Com o intuito de apresentar o Projeto Parlamento Jovem (PJ) e o tema deste ano “Envelhecimento e Qualidade de Vida” aos estudantes do 1° ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação (COLUNI), foi realizada uma mesa redonda com o Coordenador do PJ pela UFV, Diogo Tourino, o Vereador Sávio José e a mestranda em Economia Doméstica, Alessandra Vieira, na última sexta-feira (29).

A realização do debate foi de iniciativa da Professora responsável pelo Parlamento Jovem no COLUNI, Alessandra Tostes e um dos monitores responsáveis pelo desenvolvimento do projeto na escola, Roney Marques e dos demais monitores do PJ 2014.

Coluni 2

O Professor Diogo Tourino salientou: “o que me motivou a participar do Parlamento Jovem foi a juventude. Faixa etária não define juventude. Muitas pessoas colocam juventude como uma fase da vida em que falta algo, define como um grupos de pessoas que trazem problemas. E isso me incomodava e ainda incomoda, pois eu queria pensar nos jovens como um grupo de pessoas que já é alguma coisa”.

Ele também pontuou a importância do jovem em participar da política e das discussões de temas importantes dentro do Parlamento Jovem e em outros locais de discussão. “Convidar vocês que já são alguma coisa a participar da discussão de temas relevantes para a sociedade e para um mundo que é muito mais."

O Vereador Sávio José falou do seu ingresso na vida política e do papel do legislador e também destacou a importância dos jovens na política, “como não tínhamos um espaço para os jovens debaterem políticas públicas, implementamos o Conselho Municipal da Juventude”.

Sávio ainda citou projetos de leis e audiência públicas que foram importantes durante esta legislatura e concluiu: “O Projeto Parlamento Jovem debate todo ano temas relevantes e trazem os jovens para o debate político. O ser político é você interagir com o meio em que vive”.

A mestranda em Economia Doméstica, Alessandra Vieira falou sobre o tema do PJ deste ano, “Envelhecimento e Qualidade de Vida”. “A pirâmide etária brasileira está em processo de inversão, com o aumento da população idosa, isso se deve a redução da natalidade e da mortalidade, avanços na área da saúde, entre outros fatores.
Isso também revela a importância de olhar de outro modo às políticas públicas para os idosos”.

Ela expôs algumas ações em Viçosa que busca garantir melhor qualidade de vida para o idoso. “As políticas públicas são de grande importância para a garantia do direito dos idosos, sendo que atualmente o risco em torno desse grupo da sociedade está na não garantia de seus direitos”, finalizou.

Em seguida, os alunos participaram do debate fazendo questionamentos aos presentes.