Diretoria da APAE apresenta o Centro Especializado em Reabilitação

por vca — publicado 03/09/2014 12h52, última modificação 11/03/2016 09h08
03/09/2014

Com o intuito de apresentarem o Centro Especializado em Reabilitação (CER II/SERDI/APAE), a Presidente da APAE, Maria Célia Teixeira e a Diretora, Maria do Carmo Tito participaram da reunião ordinária da terça-feira (02). O convite foi feito pelo Vereador Sávio José (PT).

Inicialmente, a Presidente da associação agradeceu o apoio e a oportunidade de poder esclarecer o que é o CER e o objetivo que o centro representa em benefício para Viçosa e região.

A rede visa à qualidade de vida das pessoas com deficiência, reinserção social e no mercado de trabalho, promoção da saúde, prevenção de agravos, detecção precoce de doenças e reabilitação.

A Diretora da APAE, Maria do Carmo Tito destacou a conquista do Centro Especializado em Reabilitação (CER) e dos Serviços Especializados de Reabilitação em Deficiência Intelectual (SERDI) para Viçosa. “Por meio de uma pesquisa feita pela Federação Nacional, foram contempladas 11 instituições no país e 10 APAE´s, sendo uma das escolhidas a de Viçosa. A nossa semente foi plantada há 34 anos, porque temos um serviço de referência e excelência.”

Ela explicou: “Quando houve a escolha de Viçosa, tínhamos apenas três dias para fazer o projeto. Fizemos o projeto e a Secretária de Saúde, Ildamara Gandra estava em Belo Horizonte e viabilizou o processo do CER em Viçosa”.

Maria do Carmo pontuou que somente o espaço físico está inadequado, “enquanto não construímos a sede nova, estamos adequando nosso espaço, estamos em reforma, até que a sede nova seja construída para prestar os serviços”.

O CER/SERDI atende à microrregião de Viçosa, sendo os municípios de Araponga, Cajuri, Canaã, Paula Cândido, Pedra do Anta, Porto Firme, São Miguel do Anta, Teixeiras e Viçosa e tem como público alvo neonatos de risco, crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, pessoas com deficiência intelectual e autismos, e pessoas com deficiência física.  “Existe uma junta reguladora composta por pessoas que tem função de acompanhar, autorizar e fiscalizar o serviço. Os serviços do CER são de portas fechadas. Os nove municípios irão protocolar o encaminhamento na junta reguladora que irá autorizar os serviços”, esclareceu.

A Diretora da APAE salientou que a APAE é a mantenedora deste serviço, sendo o tripé que mantém saúde, educação e assistência social. “A parceria com a Secretaria Municipal de Saúde fez com que o serviço funcionasse com maior fluidez. Estamos prestando serviços a esses nove municípios na modalidade de deficiência física como na concessão de próteses e meios de auxiliares de locomoção, cadeiras adaptadas, entre diversos serviços.”

Para finalizar, ela agradeceu a oportunidade e reforçou o pedido de doações para a construção da nova sede da APAE. “Nós já temos o terreno e o projeto. Peço o apoio de todos para que possamos construir nossa sede e dar qualidade de vida as pessoas que necessitam dos nossos serviços.”