Câmara empossa novo Prefeito de Viçosa

por vca — publicado 02/10/2014 10h58, última modificação 11/03/2016 09h08
02/10/2014

“Prometo manter, defender e cumprir a Lei Orgânica Municipal, observadas as demais leis e promover o bem geral do município”, assumiu o compromisso no juramento de posse como Prefeito Municipal, Ângelo Chequer, na manhã desta quinta-feira (02), no Plenário da Câmara.

Por meio do ofício de nº 270/2014, o Presidente da Casa Legislativa convocou o Vice-Prefeito, Ângelo Chequer a ser empossado no cargo de Prefeito Municipal, devido à vacância do cargo de Prefeito Municipal, em virtude do falecimento do titular Dr. Celito, e visando a continuidade do serviço público.

A sessão extraordinária começou com um minuto de silêncio em respeito ao falecimento do Prefeito Dr. Celito Francisco Sari. O Presidente da Casa, Luis Eduardo Salgado (PDT) relembrou os momentos de tristezas vividos pela população com a perda do Antônio Chequer e agora do Dr. Celito e pontuou que a cidade precisa continuar o serviço público em prol da população.

O Prefeito foi conduzido ao recinto pela Vice-Presidente da Casa, Marilange Pinto Coelho (PV) e pelo Vereador Geraldo Deusdedit (PSDC). Inicialmente, Ângelo Chequer disse ser uma honra assumir a responsabilidade de conduzir Viçosa durante os próximos anos, “no entanto, não tenho como suplantar o sentimento de pesar pela perda irreparável do amigo Dr. Celito Francisco Sari”, emocionou-se.

“O momento é de mudanças e de desafios, mas não é de festa. Viçosa ainda se encontra enlutada. Quis o destino que o trágico episódio ocorresse justamente na data de 30 de setembro, que é um marco histórico para a nossa cidade, pois o amigo Celito Sari também foi um marco para a história do viçosense”, ressaltou.

Durante seu discurso, ele expôs a falta de recursos oriundos dos Governos Federal e Estadual para os municípios. “Em Viçosa, a realidade não é outra. É por isto que será necessário realizar uma administração diferente. Em tempos de falta de recursos financeiros e grande demanda por obras e serviços, a palavra de ordem é eficiência. Este é o compromisso que assumo perante este Parlamento e o povo de Viçosa.”

Ângelo afirmou que não faltará coragem “para fazer o que deve ser feito e da forma como deve ser feito. Precisamos fazer mais, gastando menos. Faremos o governo da criatividade, da transparência, das boas ideias e da determinação. Para isto, não é necessário recurso financeiro. Coragem e boas ações não custam dinheiro”.

E completou: “Conclamo os Senhores Vereadores, os partidos políticos, a sociedade civil organizada e a população em geral, para aliarmos as forças e tornarmos Viçosa uma cidade melhor para se viver”.

Ele ainda salientou que o povo aguarda uma administração transparente, participativa, honesta e eficiente. “Estes valores não custam nada, dependem apenas da ação – e não omissão – do líder. E é com este propósito que assumo, hoje, o cargo de Prefeito Municipal.”

O Prefeito pontuou qual seria a chave do sucesso para a administração, “depende de uma equipe formada por pessoas éticas e que trabalhem em harmonia para alcançar objetivos comuns. Pretendo inaugurar uma nova ordem de coisas, propondo uma verdadeira transformação nos valores que norteiam as ações e o pensamento da administração municipal”.

Ele também trouxe as memórias do seu pai. “Ocupar a cadeira para a qual meu saudoso pai Antônio Chequer foi eleito por três vezes, é uma honra imensurável. No exercício deste mandato, quero honrar a memória do meu pai e quero que minha mãe Heloísa esteja com a consciência tranquila ao ver seu filho administrar com honestidade e respeito pelo próximo.”

Com relação ao Legislativo, o Chefe do Executivo salientou: “Com esta Casa já inauguro, hoje, uma nova forma de relação institucional. O Poder Executivo já está aberto a receber as reivindicações dos Vereadores e abrir todos os documentos e informações que forem solicitados. Este governo será do diálogo e do respeito”.

“Vamos em frente, pois a transformação começa agora, há muito trabalho a fazer e não há tempo a perder”, finalizou o Prefeito Ângelo Chequer.

Os Vereadores Alexandre Valente (PSD), Carlitos Alves (PDT), Edenilson Oliveira (PMDB), Geraldo Luís Andrade (Geraldão-PTB), Helder Evangelista (Cherinho-PHS), Idelmino Ronivon (PC do B), João Januário (PR), Marcos Nunes (PT), Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília-PPS), Sávio José (PT) e Sérgio Norfino (PSDB) também participaram da sessão.

Após a sessão extraordinária, Ângelo concedeu entrevista coletiva à imprensa local e recebeu os cumprimentos das pessoas que estiveram presentes no plenário da Câmara.