Comissão de Educação retoma discussões sobre reforma da creche do Carlos Dias

por vca — publicado 20/10/2014 09h16, última modificação 11/03/2016 09h08
20/10/2014

Com a intenção de retomar a discussão referente à reforma da creche do Bairro Carlos Dias, o Presidente da Comissão de Educação da Casa, Idelmino Ronivon (PC do B) intermediou uma reunião entre o Prefeito e líderes comunitários, na última quinta-feira (16).

A reforma da creche tem sido assunto recorrente de reuniões há mais de um ano. Sendo assim, o Vereador pontuou que a intenção do encontro seria de informar o Prefeito sobre a situação. “Inicialmente a comunidade tinha uma creche no bairro à disposição para atender as crianças. O Executivo as transferiu para outras escolas com a promessa de reformar a creche, promessa esta que não foi cumprida e a comunidade ao cobrar a reforma foi informada que as obras não seriam retomadas, pois a área da creche era de propriedade particular e não poderia ser investido recurso público.”

O Presidente da Comissão de Educação salientou a importância de buscar uma solução para o problema, que já foi amplamente debatido.

A moradora Lindalva Maria falou da dificuldade para os familiares em levar as crianças para as creches em outros bairros, tendo em vista que compromete o orçamento com gastos com transporte, além de prejudicá-los no horário de trabalho.

O Prefeito Ângelo Chequer solicitou prioridade com relação à reforma. Para solucionar o problema em médio prazo, ele se comprometeu a colocar no planejamento orçamentário de 2015 a abertura de uma licitação com este fim, para o início do ano.

Ele ressaltou que a “minha vontade e a necessidade da comunidade é que se construa uma creche nova”. Sendo assim, Ângelo pediu para que fosse iniciado um estudo da possibilidade de pleitear uma nova creche junto ao Ministério da Educação, uma vez que na entrada do bairro foi doado parte de um terreno para a Prefeitura.

A Secretária Municipal de Educação, Gláucia D´Antonino propôs uma solução em curto prazo para que as crianças voltem para perto dos pais. “Minha ideia é alugar uma residência próximo ao bairro e instalar ali uma creche temporária, até que a reforma seja concluída”. O Prefeito disse que apoia a ideia e deu autonomia à Secretária de Educação para tomar as decisões necessárias.

O outro próximo passo é debater a questão do terreno onde está localizada a atual creche, no qual foi alegado ser de propriedade privada, e devido a isso interromperam a reforma.

Além dos já citados, participaram do encontro o Presidente do Conselho Municipal de Educação, Paulo Grossi e os líderes comunitários, Jorge Soares e Gilson Ferreira.