Convidado apresenta projeto de revitalização da Cachoeira do Silvestre

por vca — publicado 08/10/2014 13h33, última modificação 11/03/2016 09h08
08/10/2014

O andamento do projeto de revitalização da Cachoeira do distrito de Silvestre foi apresentado na reunião ordinária da terça-feira (7), por Luciano Gonçalves.

A iniciativa do convite foi do Vereador Alexandre Valente (PSD), por meio do requerimento de n° 057/2014. Segundo ele, é importante a exposição da situação da Cachoeira do Silvestre, “devido ao valor que temos que dar a nossas águas”.

Luciano expôs o histórico da Cachoeira. “A revitalização da cachoeira iniciou-se há quatro anos e foi uma iniciativa dos moradores, devido à carência de espaços de lazer no nosso município.”

Ele apresentou fotos de um modelo de projeto que foi vislumbrado para o local, com passarelas e escadas para acesso ao local. “O nosso objetivo é recuperar a qualidade da água, proporcionar também a comunidade viçosense um espaço de lazer, de encontro e de pescaria e transformar o local no laboratório de educação ambiental a céu aberto”.

E completou: “O local hoje está cercado e com placas de conscientização, mas ainda há o problema do lixo”.

Luciano pontuou que a Cachoeira é tombada pelo município como Monumento Natural pela Lei 2.052/2010 de acordo com a Lei Federal 9.985/00 (SNUC) em seu artigo 12 e já foi cadastrada no Sistema Nacional de Unidade de Conservação.

Demandas

Dentre as demandas, Luciano citou que deve ser elaborado o Plano de Manejo, conforme previsto no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) que todas as Unidades de Conservação (UCs), áreas destinadas à proteção da biodiversidade devem ter; a realização de um diagnóstico Ambiental; socioeconômico, social, histórico e cultural; a guarda para o parque e solicitou também um levantamento topográfico da área feito pelo SAAE.