Vereador relata visita ao Lar dos Velhinhos

por vca — publicado 20/10/2014 09h06, última modificação 11/03/2016 09h08
17/10/2014

O Vereador Idelmino Ronivon (PC do B) relatou a situação do Lar dos Velhinhos, durante o seu pronunciamento, na última reunião ordinária da terça-feira (14).

Em visita ao Lar, o Vereador comentou que são atendidos 34 idosos pela entidade com cobertura integral (moradia, alimentação, vestuário, medicamentos e assistência). “A alimentação e o vestuário, bem como os itens de higiene pessoal são oriundos de doação da comunidade, campanhas de escolas, de estudantes das universidades e de eventos.”

Com relação aos recursos financeiros, Idelmino pontuou que o Lar recebe aproximadamente 3.700 reais mensais da Prefeitura, por meio de subvenção e 3.400 reais do Governo Federal. “Esses recursos não são suficientes para cobrir a folha de pagamento com os funcionários (médicos, cuidadores, enfermeiros, auxiliares de limpeza e cozinha).”

Segundo ele, os medicamentos estavam sendo fornecidos pela Prefeitura, devido à decisão judicial, no entanto a Prefeitura vem descumprindo a decisão e alguns remédios não estão sendo encaminhados, “dessa forma, como o idoso não pode ficar sem o remédio, o Lar está com uma dívida financeira devido à compra destes medicamentos”.

Idelmino sugeriu que fossem criados mecanismos para aumentar a receita da entidade. “O Lar passa por um momento difícil, temos algumas sugestões para ajudar, como a abertura de uma conta específica para receber doação em espécie, de qualquer valor; a segunda opção é analisar junto ao jurídico do SAAE a possibilidade da autarquia ser recolhedora de doação, acrescentando um valor na conta de água de um ou dois reais, mediante a autorização do cidadão; e avaliar se é possível a dedução do imposto de renda.”

“Dessa forma, pretendemos captar recursos de maneira constante, para que os idosos continuem sendo atendidos e tenham a dignidade garantida neste momento da vida que requer uma maior atenção”, completou o Vereador.

Ele também mostrou fotos da infraestrutura do local e ressaltou a necessidade de ser feitos reparos urgentes, como o teto do refeitório com infiltração; paredes dos quartos e das áreas mofadas e com infiltração, “está em risco à saúde dos idosos e devemos prezar por isso”.

O Vereador ainda mostrou o kit de aquecedor solar doado ao Lar há quase dois anos, por um Deputado e pela CEMIG, mas que ainda não foi instalado. “Estava combinado que seria de responsabilidade da Cemig a instalação do material e isso não aconteceu, nas placas começam a acumular lixo, risco de ratos, o que não é saudável.”

Para finalizar, Idelmino divulgou o festival de prêmios da instituição, que irá acontecer no dia 26 de outubro, às 14 horas, “quem quiser participar entre em contato com a coordenação do Lar dos Velhinhos”.