Vereadora promove discussão sobre os problemas da Praça Silviano Brandão

por vca — publicado 14/10/2014 21h29, última modificação 11/03/2016 09h08
14/10/2014

Com o objetivo de discutir assuntos relacionados à perturbação do sossego, uso de drogas, prostituição, agressões verbais e físicas na Praça Silviano Brandão e adjacências, a Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança Pública, Marilange Pinto Coelho (PV) realizou uma reunião nesta terça-feira (14), a pedido dos comerciantes.

O encontro contou com a participação do Promotor Gabriel Mendonça; do representante da 97ª Cia de Polícia Militar, Tenente Leonardo José Campos; do Vereador Paulo Roberto Cabral (PPS); do Secretário Municipal de Fazenda, Luiz Carlos D´Antonino; da Fiscalização da Prefeitura; do Conselho Tutelar; do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE); da Vigilância Sanitária; e dos comerciantes.

Inicialmente, Marilange comentou sobre os problemas causados na Praça, devido ao uso de drogas, prostituição, entre outros, que consequentemente, geram transtornos para os comerciantes localizados nas proximidades e também no Centro.

Paulinho ressaltou a necessidade de revitalizar a Praça e também expôs a ideia de montar uma cabine da Polícia Militar no Calçadão, para que haja um policiamento efetivo.

O Promotor Gabriel concordou que a revitalização da Praça Silviano Brandão se faz necessária, “pois já é uma melhora da situação” e ainda salientou que na maioria dos casos de violência na cidade a droga é o principal motivo.

Os comerciantes pontuaram que são as mesmas pessoas que cometem os delitos, “muitos são presos e logo em seguida são soltos e voltam a praticarem novas infrações”.

O Tenente Leonardo mostrou os registros e fotos das pessoas que atuam no Centro e que tem passagem pela Polícia Militar e apontou as ações e prioridades de segurança pública para o município.

O Secretário D´Antonino falou da importância de programar ações efetivas, “somente o olho vivo não é capaz de resolver a situação. Precisamos unir todos os entes e fazermos um planejamento para melhorar a condição da Praça Silviano Brandão e adjacências”.

Diversas ações foram amplamente debatidas e propostas, como: melhor aproveitamento e operacionalização do sistema “Olho Vivo”; aumento do policiamento ostensivo; analisar e planejar a criação da Guarda Municipal; atuação do Conselho Tutelar em identificar menores que comentem delitos na área central; e fiscalização da vigilância sanitária nos estabelecimentos localizados na Praça e imediações.

A ideia principal é pensar ações punitivas e preventivas de combate à prostituição, drogas e delitos de maneira geral, em parceria entre a Polícia Militar, Ministério Público, Polícia Civil, Conselho Tutelar, Departamento de Fiscalização, Vigilância Sanitária, comerciantes e Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança Pública da Câmara.