Câmara presta homenagem às mulheres

por CamaraMunicipal — publicado 09/03/2015 16h59, última modificação 11/03/2016 09h08
09/03/2015

Em uma noite especial, a Câmara Municipal realizou sessão solene para prestar homenagem às mulheres viçosenses em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na última sexta-feira (06). Cada vereador da Casa indicou uma mulher para conceder honrarias, de acordo com o decreto legislativo de n° 002/2015.

A Presidente da Câmara, Marilange Pinto Coelho (PV) pontuou: “É com imenso orgulho e honra que eu, juntamente com os meus colegas, realizamos este momento. Nós queremos que seja uma sessão solene suave e tranquila. Cercada de sentimentos como emoção, sutileza, suavidade que são características que o homem tem, mas que as mulheres carregam de uma forma especial”.

Ela ainda salientou que o dia 08 de março, representa a luta das mulheres pela igualdade dos direitos. “Esse dia, deveria ser usado para informar, conscientizar e combater esse tipo de preconceito e discriminação que perduram até os dias de hoje.”

Na ocasião, foram homenageadas 15 mulheres indicadas pelos vereadores, como forma de reconhecimento da importância e do valor da mulher na comunidade. Sendo elas:

Ana Flávia Soares Diniz, pelo Vereador Sávio José (PT).

Eliana Saraiva Guimarães de Oliveira, pela Presidente da Câmara, Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV).

Elza Maria da Silva, pelo Vereador Alexandre Valente (PSD).

Hilda Maria Feliciano Dias, pelo Lidson Lehner (PR).

Ivone Barbosa Santana Vilela, pelo Vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília- PPS).

Ivone Martins de Oliveira, pelo Vereador Geraldo Deusdedit (PSDC).

Jaqueline Natividade dos Apóstolos, pelo Vereador Edenilson Oliveira (PMDB).

Maria Aparecida Bastos Costa, pelo Secretário da Mesa Diretora, Vereador Helder Evangelista (Cherinho-PHS).

Maria da Anunciação Lopes, pelo Vereador João Januário (PR).

Maria Auxiliadora Moreira Leite, pelo Vereador Idelmino Ronivon (PC do B).

Maria Georgina, pelo Vereador Luis Eduardo Salgado (PDT).

Maria José de Souza, pelo Vereador Marcos Nunes (PT).

Maria Verônica do Carmo Silva, pela Vereadora Heloísa Gomes (PHS).

Marta Cristina Liboreiro, pela Vereadora Maura Fontenelle (PSDB).

Onilia Isabel Diogo, pelo Vice-Presidente da Câmara, Vereador Carlitos Alves (PDT).

Cada homenageada recebeu uma medalha de homenagem e o Mérito Legislativo, que trazia os seguintes dizeres: “A Presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira e a Mesa Diretora, por indicação do Vereador...conferem à... esta homenagem, de acordo com o Decreto de n° 001/2015, reconhecimento público pelo Dia Internacional da Mulher”.

Durante os seus pronunciamentos, os Vereadores relembraram as histórias de vida das homenageadas e reforçaram a importância da luta pela igualdade dos direitos.

A bancada feminina da Câmara, composta pela Presidente, Marilange Pinto Coelho e as Vereadoras Heloísa Gomes (PHS) e Maura Fontenelle (PSDB) também receberam flores em homenagem ao Dia da Mulher.

A solenidade emocionou as mulheres, familiares, amigos e companheiros que estavam presentes no Espaço Cultural Fernando Sabino, na UFV.

A mesa da cerimônia foi composta, pela Presidente da Casa, Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV); pelo Vice-Presidente, Vereador Carlitos Alves (PDT); pelo Secretário da Mesa Diretora, Vereador Helder Evangelista (Cherinho-PHS); pelo Prefeito Municipal, Ângelo Chequer; pela Reitora da UFV, Nilda de Fátima Soares; pela Diretora do Foro da Comarca de Viçosa, Giovanna Travenzolli; pelo Comandante da 10ª Cia da PM Independente, Tenente Coronel José De Anchieta Machado; pelo Delegado da Polícia Civil de Viçosa, José Donizetti Teixeira; e pelo representante do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros, Sargento Alexandre Dumas Lima.