Comitiva participa de reunião em busca de melhorias para a segurança pública

por vca — publicado 16/03/2015 17h58, última modificação 11/03/2016 09h08
16/03/2015

Com a intenção de buscar melhorias para a segurança pública do munícipio, a Presidente da Câmara, representando o Legislativo de Viçosa, Marilange Pinto Coelho (PV) e o Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, Vereador Alexandre Valente (PSD) estiveram juntos com o Prefeito Ângelo Chequer e o Deputado Estadual Roberto Andrade em diversas reuniões, na última sexta-feira (13), em Belo Horizonte.

Polícia Militar

Dando início aos trabalhos, a comitiva se reuniu com o Chefe de Estado Maior da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Marco Antônio Bicalho, em seu gabinete na Cidade Administrativa.

O objetivo do encontro foi a busca por mais estrutura, melhores condições de trabalho, recursos e efetivo para a 10ª Companhia Independente de Viçosa.

Na ocasião o Coronel anunciou o envio de um reforço de 30 policiais para o efetivo, duas novas viaturas 4x4 e três motocicletas para a implantação do segundo grupo do GepMor.

Reunião Chefe da Polícia Militar

Delegacia Regional Polícia Civil

Em continuidade a agenda, a comitiva de Viçosa se reuniu com o Secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana de Vasconcelos e com o Secretário Adjunto, Rodrigo Teixeira.

A Comitiva solicitou ao Secretário um pedido de instalação da Delegacia Regional da Polícia Civil em Viçosa, além de um maior número de Delegados e maior estrutura, tendo em vista que a Delegacia não opera 24 horas e dependendo do horário que acontece ocorrência os cidadãos são encaminhados para a cidade de Ubá, onde hoje opera a Regional a qual Viçosa pertence.

A Presidente da Câmara, Marilange Pinto Coelho salientou que deveria ser levado em consideração o fato de Viçosa possuir um perfil diferenciado por ser uma cidade universitária.

Bernardo Santana ressaltou que este perfil será considerado, “visto que outras cidades universitárias do Estado, como Ouro Preto, Diamantina e São João Del Rey já possui uma estrutura de Delegacia Regional de Polícia Civil”.

O Secretário de Defesa Social assumiu o compromisso junto com o Secretário Adjunto em se empenhar para possibilitar e estruturar, por meio da parceria com outros municípios, o plantão noturno e aos finais de semana na Delegacia, além de designar outros peritos para Viçosa, com a nova convocação e nomeação dos excedentes.

Reunião com o Secretário de Estado

Posto Avançado Polícia Federal

Fechando a série de compromissos na capital mineira, a comitiva de Viçosa, liderada pelo Prefeito Ângelo Chequer e pelo Deputado Estadual Roberto Andrade, participou de um encontro com o Superintendente da Polícia Federal no estado de Minas Gerais,  Sérgio Menezes, na sede regional da PF, em Belo Horizonte. A reunião também contou com a presença do Diretor de Logística e Segurança da UFV, Belmiro Zamperlini, representando a Reitora Nilda Soares.

Com a intenção de suavizar o problema da segurança pública em Viçosa, principalmente na área de inteligência investigava, a comitiva pleiteou a instalação da Polícia Federal no município, visto que a cidade possui uma Universidade Federal e representações da Justiça Federal e do Ministério Público Federal.

Entendendo o perfil diferenciado da cidade universitária e o momento delicado que a cidade tem vivido com o aumento da violência e da criminalidade, o Superintendente Menezes disse que irá analisar a possibilidade de criar um núcleo da PF no município, mas adiantou sobre a instalação imediata de um Posto Avançado de Atendimento da PF, que facilitará a retirada de passaportes e o atendimento a estrangeiros. A unidade será instalada em parceria com a UFV, que irá ceder o local e servidores para o funcionamento do serviço.

Participaram da reunião, além dos já citados, o representante da Associação Comercial de Viçosa, Bruno Torres, os Juízes Federais, Rafael Torres e Evaldo Filho e representantes da Polícia Federal.

Reunião Polícia Federal