Extensionista da Emater apresenta relatório anual de atividades

por vca — publicado 25/03/2015 09h15, última modificação 11/03/2016 09h08
25/03/2015

Na reunião ordinária da terça-feira (24), o Extensionista Agropecuário da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER/Viçosa), Marcelino Soares apresentou o relatório anual de atividades da instituição, compreendido no ano de 2014.

Inicialmente, Marcelino apresentou a missão da empresa. “Buscamos promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando a melhoria da qualidade de vida da sociedade mineira”.

Ele explicou que a Unidade Regional de Viçosa é composta por 28 municípios com Escritórios Locais, representando 3,5 % de presença da EMATER-MG na região.

O Extensionista salientou que por meio de diversos programas o foco de ação da Emater é “a produção agropecuária com inclusão socioeconômica e produtiva de agricultores e jovens rurais; a preservação do meio ambiente; o acesso às políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural; a comercialização da produção com inserção da agricultura familiar no mercado; a segurança alimentar e nutricional das famílias; o assessoramento técnico às unidades individuais e coletivas de beneficiamento e processamento de alimentos; e a organização e fortalecimento das formas associativistas de grupos de interesse, associações, cooperativas e conselhos de gestão”.

Ele expôs alguns programas trabalhados pela empresa no município em 2014, como: a pecuária de leite- participação da mulher na produção; capacitação na produção de pimenta; produção de grãos (adequação do sistema de plantio) e cenouras; análise de solo para a otimização do seu uso; construção de fossas; crédito rural para modernização de propriedade; mecanização agrícola, por meio de Política Pública Municipal; avaliação de lavoura (perda); extensão rural; orientação nutricional, entre outros.

Marcelino ressaltou que para a realização dos programas a instituição presta assistência técnica aos produtores, por meio de curso de capacitação, visitas e orientação ao agricultor.

O Extensionista destacou a parceria e o empenho do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). Segundo ele, o CMDRS tem mostrado sua força e representatividade ao realizar mobilizações e reuniões nas comunidades. “O CMDRS organizado contribui na promoção e execução de políticas públicas como a “Mecanização Agrícola”; (ICMS solidário x Convênio); para que as famílias sejam protagonistas do Desenvolvimento Sustentável e tenham a liberdade (condições) de escolher entre o “rural” e o “urbano”; e para a valorização das famílias da agricultura e da própria agricultura, haja vista a escassez de água, sendo o campo produtor de água e alimento”.

Marcelino pontuou que o Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário representa 3, 43 % de participação no município, totalizando R$ 28.085.000,00.

Ele ainda descreveu os recursos captados para o município com a interveniência da EMATER-MG, totalizando R$ 2.038.289,00. “Para cada R$ 1,00 aplicado pela Prefeitura nos serviços de ATER, prestado pela EMATER no município, foram revertidos R$ 9,79 para a Prefeitura.”

“O Escritório Local da EMATER agradece aos agricultores e demais parceiros institucionais pelo apoio às ações em prol do desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. Em particular, à Prefeitura e à Câmara Municipal pela confiança dispensada à nossa equipe”, finalizou Marcelino Soares.

Os Vereadores cumprimentaram e parabenizaram a instituição pelos serviços prestados ao município e também a toda microrregião.