Tenente Coronel fala sobre mudanças

por vca — publicado 04/03/2015 16h14, última modificação 11/03/2016 09h08
04/03/2015

Na reunião ordinária da terça-feira (03), o Comandante da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar de Viçosa, Tenente Coronel José de Anchieta Machado prestou esclarecimentos acerca da elevação da Companhia Especial de Polícia Militar de Viçosa para Companhia Independente. Ele foi convidado pela Presidente da Câmara, Marilange Pinto Coelho (PV), por meio do requerimento de n° 007/2015.

O Tenente explicou que a Companhia Independente tem uma série de mudanças estratégicas, de operacionalidade e comportamentos com relação à Companhia Especial. “Desde a sua elevação algumas estratégias administrativas e operacionais já estão acontecendo, o comando passou a ser feito por um Tenente Coronel, o que significa que algumas ações administrativas e a parte orçamentária ficam sobre responsabilidade do comando da unidade e não subordinados ao Batalhão de Ubá. Além do acesso ser direto ao alto comando, e ter a presença de um Subcomandante.”

O Tenente Coronel José de Anchieta elucidou que o efetivo apresentou um aumento no número de militares e de gestores, “podemos pleitear a formação de Policias Militares destinados a nossa unidade, bem como realizar atividades que a Polícia Militar tem para poder proporcionar a comunidade, pois temos condições de implementar mais atividades do portfólio e buscar estratégias de maior sucesso dentro da instituição”.

Ele ressaltou que a representatividade perante os demais comandos da região também é um diferencial e que há uma necessidade de instalar uma nova rotina. “Precisamos modificar comportamentos e atividades para a operacionalidade de uma Cia Independente, como por exemplo, o a forma como é feito o estudo analítico da criminalidade, pois sendo desenvolvido de maneira correta, esperamos enxergar melhor o problema de criminalidade na cidade para conseguirmos, consequentemente, dar o remédio mais adequado para o problema”.

“Acreditamos no envolvimento da comunidade, dos órgãos e de todos os atores abrangidos pelo problema para que possamos encontrar a sua solução. Todos os atores, a comunidade, o Ministério Público, Judiciário, e Corpo de Bombeiros quando participarem da ação devem ser ouvidos, este é um pensamento moderno e que hoje, por ser Cia Independente temos melhor oportunidade de tentarmos implementar e resolver”, salientou o Tenente Coronel.

No entanto, ele destacou que este é um processo longo, “temos que quebrar uma cultura existente para instalar uma nova cultura, inclusive internamente, o policial precisa entender o que vai acontecer de mudanças para explicar também ao cidadão. Temos a consciência de que isso deve acontecer de uma maneira tranquila, sem traumas e desgastes, mas de uma maneira muito sólida, porque a forma como essa unidade vai ser reconhecida daqui a 10 anos depende do que será instalado hoje”.

A Presidente da Casa, Marilange Pinto Coelho reforçou a parceria do Legislativo com a Polícia Militar no que for necessário.

Os Vereadores fizeram alguns questionamentos que foram esclarecidos pelo Tenente Coronel.