Vereador denuncia situação de abandono em Unidade Experimental de Tratamento de Esgotos na Violeira

por vca — publicado 04/03/2015 13h17, última modificação 11/03/2016 09h08
04/03/2015

Na reunião ordinária da terça-feira (03), o Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Vereador Edenilson Oliveira (PMDB) fez uma denúncia com relação ao estado de abandono em que se encontra a Unidade Experimental de Tratamento de Esgotos e Utilização de Efluentes, localizada na Violeira.

O Vereador relatou que recebeu a denúncia por parte da comunidade da Violeira e realizou visita “in loco”, “pude constatar a situação de total abandono e descaso do local onde era para funcionar a Unidade Experimental de Tratamento, a área tem risco de contaminação e a porteira estava aberta, com fácil acesso ao local”.

Ele apresentou fotografias que retratam a realidade do local. “Tem mais de 10 piscinas grandes abandonadas com águas cobertas por lodos, animais peçonhentos, caixas d´água destampadas e mau cheiro. O local da forma como está oferece riscos para a saúde da comunidade”, pontuou o Vereador.

denúncia violeira- edenilson (3)

Edenilson encaminhou a representação de n° 002/2015 para a Reitora da Universidade Federal, Nilda de Fátima Soares para que sejam tomadas providências com relação à situação de abandono encontrado.

denúncia violeira-edenilson (2)

Ele justificou: “por ter a logomarca da UFV estamos endereçando a correspondência para a instituição. Se nenhuma destas instituições possuírem mais vínculo com a Unidade que possa ao menos desmontar a estrutura. Pois houve a instalação, mas não sabemos ao certo o que aconteceu, então precisamos de esclarecimentos”.

denúncia violeira-edenilson (1)

O Vereador Luis Eduardo Salgado (PDT) pontuou que a estrutura aparenta está bem montada, “no entanto, não está funcionando e aquela é uma comunidade grande que tende a crescer, momento de inserir o SAAE na discussão, para quem sabe a autarquia assumir a responsabilidade e a comunidade não perder essa Unidade de Tratamento”.

A Presidente da Câmara, Marilange Pinto Coelho (PV) deliberou que a Comissão de Saúde e a Comissão de Meio Ambiente busque a discussão entre o SAAE e a UFV com relação a essa situação.