Vereador manifesta apoio aos candidatos aprovados no concurso de perito criminal

por vca — publicado 11/03/2015 13h18, última modificação 11/03/2016 09h08
11/03/2015

O Secretário da Mesa Diretora da Casa, Vereador Helder Evangelista (Cherinho-PHS) voltou a manifestar apoio à convocação de todos os candidatos aprovados no concurso para perito criminal de 2013, durante o seu pronunciamento na reunião ordinária da terça-feira (10).

No final de 2014, o Vereador encaminhou uma representação ao então Governador de Minas Gerais (na época), Alberto Pinto Coelho manifestando o seu apoio à causa dos peritos. Helder reforçou o pedido ao atual Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, por meio da representação de n° 004/2015.

Helder leu a correspondência do membro da Comissão dos Excedentes do Concurso em que foi relatado um caso de homicídio no município e que no dia o único perito lotado em Viçosa, estava em seu dia de folga, tendo que ser esperado o perito de Ubá. “O Posto de Perícia Integrada do município conta apenas com um perito e dois legistas, não tendo a condição de funcionar de forma eficiente, pois não tem mão de obra suficiente para suprir a demanda da microrregião. Caso haja convocação dos 180 excedentes, Viçosa poderá ser atendida com mais peritos e médicos legistas”, conforme explicado na correspondência.

O Vereador salientou que há uma enorme necessidade do preenchimento do quadro de Peritos Criminais da Polícia Civil do Estado. “Devido à situação crítica em que se encontra o quadro, tendo em vista que em Lei existem 903 vagas de perito criminal em Minas Gerais. No entanto, apenas 608 estão em atividade, para atender a todo o estado, sendo que 40 estão prestes a se aposentar, essas convocações poderiam preencher uma falha já existente.”

Na representação, o Vereador justificou com embasamento do Departamento Jurídico da Câmara o apoio à convocação dos peritos criminais.