Vereador pede melhorias para o PPI

por vca — publicado 13/05/2015 13h49, última modificação 11/03/2016 09h08
13/05/2015

O Vice-presidente interino da Câmara Municipal de Viçosa, Vereador Helder Evangelista (PHS), mostrou mais uma vez sua indignação em relação ao descaso do Estado com o Posto de Perícia Integrado (PPI) de Viçosa. De acordo com o vereador, o posto possui corpo técnico desfalcado (apenas um médico legista e um perito), além disso, ele apontou falhas na infraestrutura do local e a falta de materiais para a execução dos procedimentos necessários.

Anteriormente o vereador havia manifestado na tribuna livre o seu apoio à convocação de todos os candidatos aprovados no concurso para perito criminal de 2013. Em sua fala, ele leu a correspondência enviada pelo Governo do Estado de Minas Gerais, que responde a representação de nº 004/2015 (que reivindica a contratação de mais peritos), de autoria do parlamentar, destinada ao Governador do Estado, Fernando Pimentel. Segundo Helder, a correspondência informa que a representação foi encaminhada para a Chefia de Polícia Civil para análise.

O vereador ainda afirmou que foram contratados 112 peritos da Policia Civil para todo o Estado, ele espera que Viçosa possa ser beneficiada com alguns desses profissionais e também salientou a necessidade de ter mais um médico legista. Em conversa com o Secretário Municipal de Governo, Luciano Piovesan, Helder solicitou o fornecimento dos mobiliários para o Instituto Médico Legal (IML), visando um funcionamento mais eficiente.

Ainda no uso da tribuna, o vereador destacou a Indicação de nº 232/2015, que pede ao Poder Executivo Municipal que adote o IPTU Verde, isto é, a implantação de uma política de incentivo fiscal aos moradores que possuem espaços arbóreos em suas residências. Ele sugere que esses munícipes possam receber descontos no imposto por preservar áreas verdes. Essa indicação foi baseada na Lei de nº 4.508, de 3 de Abril de 2014, do município de Alfenas.

Helder também apresentou as indicações de nº 243/2015, 245/2015, 246/2015 e 247/2015. A Indicação de nº 243/2015 solicita uma maior fiscalização por parte dos agentes de trânsito sobre o desrespeito dos motoristas e motociclistas às faixas de pedestre. Na Indicação de nº 245/2015 o vereador pede que os agentes de trânsito também fiscalizem com mais eficiência os pontos de carga e descarga de veículos na região central da cidade. A Indicação de nº 246/2015 dispõe sobre a colocação de placa de estacionamento de 10 minutos na Rua dos Passos. Por fim, o vereador apresentou a Indicação de nº. 247/2015 que solicita a instalação de telefones públicos nos conjuntos habitacionais César Sant’Ana Filho e Benjamim Cardoso, já que estes locais tem problemas com a recepção de sinais das operadoras de telefonia móvel.

Texto: Fernando Cézar

Foto: Anna Gabriela Motta