Vereadores participam de Audiência sobre o “Extermínio da Juventude Negra”

por CamaraMunicipal — publicado 12/05/2015 15h57, última modificação 11/03/2016 09h08
12/05/2015

Foi realizada, na sexta-feira (08), no Plenário da Câmara Municipal de Viçosa, Audiência Pública para debater o “Extermínio da Juventude Negra” no Brasil, em Minas e no Município. Na mesa: (ao centro) o Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT), autor do requerimento; (à direita) o Vereador Sávio José (PT), Presidente do Conselho de Juventude de Viçosa, e quem conduziu os trabalhos da audiência; (à direita do vereador) o Secretário de Governo da Prefeitura de Viçosa, Luciano Piovesan, que representou o Executivo municipal; (à esquerda) o Presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública de Viçosa (CONSEP) César Vieira;  (à esquerda do presidente do CONSEP) a Presidente do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Viçosa (COMAD) Ana Christina Clímaco.

A Audiência é uma das ações e atividades previstas no plano de trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) requerida pelo Deputado Reginaldo Lopes, para apurar as causas, razões, consequências, custos sociais e econômicos da violência, morte e desaparecimento de jovens negros e pobres no Brasil, que foi instalada no dia 26 de março de 2015.

Para o Vereador Sávio, a Audiência aconteceu “em boa hora”. “Passamos atualmente por um momento delicado no que tange a segurança da cidade. Entre os vários homicídios ocorridos este ano que envolvem jovens, em sua maioria, são negros. Não podemos fechar os olhos para esta situação. Judiciário, Legislativo e Executivo tem a obrigação de agir em conjunto e mostrar para sociedade a resposta que espera do Pode Público."

A CPI foi solicitada, segundo o Deputado, principalmente, devido “à terrível realidade de matança generalizada da população brasileira jovem, em especial homens negros e pobres, que são as principais vítimas da violência letal”. De acordo, com o Mapa da Violência de 2014, das 56.337 pessoas assassinadas no Brasil em 2012, mais de 30 mil vítimas são jovens e, destes, 92% são homens e 77% das vítimas, negros. “É preciso investigar as tristes estatísticas do país que demonstram que as vítimas dos homicídios ocorridos no Brasil são na maioria pessoas jovens, homens, negros e pobres. Queremos saber por que em apenas 5% destes homicídios são abertos inquéritos. De quem é a responsabilidade?”, questiona Reginaldo Lopes.

Entre os participantes, os Vereadores Alexandre Valente Araújo (PSD), Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, e Edenilson José Oliveira (PMDB), Presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, da Casa Legislativa, membros dos demais Conselhos do município, gestores de políticas públicas de municípios da região e ativistas sociais de movimentos da juventude.

audiencia dentro 2

Texto: Ezequiel Rezende