Escola do Legislativo promove Cine PJ

por vca — publicado 16/06/2015 20h57, última modificação 11/03/2016 09h08
16/06/2015

A Escola do Legislativo, da Câmara Municipal de Viçosa, em mais uma ação, realizou na tarde da segunda-feira (15), o Cine PJ . Os alunos participantes do Parlamento Jovem 2015 assistiram ao filme “Tropa de Elite 2”. Os estudantes foram recebidos pela Presidente da Casa, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV), pelo Vereador Sávio José (PT), pela Coordenadora Pedagógica da Escola, Michelle Dias e pelos monitores.

O Parlamento Jovem é um projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas, e está em sua 12ª edição. Desde 2010 foi iniciada uma parceria com as Câmaras Municipais do estado. Dentro das atividades do projeto acontecem reuniões dos estudantes em suas cidades para discutir propostas relacionadas à temática do ano, Planária Municipal e Regional, conclusão das propostas com a Plenária na Assembleia e entrega do documento final a Comissão de Participação Popular.

Este ano o tema do projeto é “Segurança Pública e Direitos Humanos”, divido tem três subtemas: prevenção social do crime, novas perspectivas para a atuação policial, e proteção a segmentos vulneráveis à violência. Buscando auxiliar a compreensão dos alunos em relação ao terceiro subtema, foi realizado o Cine PJ, já realizado em outras edições do projeto. O filme exibido auxilia os jovens nesse momento latente de discussão, já que se aproxima o debate nos Grupos de Trabalho (GTs) e na Plenária Municipal.

Escola do Legislativo promove Cine PJ 2

Após o filme, o Vereador Sávio participou de um debate sobre o assunto com os alunos. Para Sávio, “a iniciativa é valida já que exibir um filme é uma forma satisfatória de interagir com a juventude. A partir dele tiramos temas pertinentes à vida dos jovens".

A Presidente da Casa parabenizou à Escola do Legislativo pela realização, destacando que a participação dos jovens na política é fundamental para a formação cidadã.

Texto: Anna Gabriela Motta

Revisão e foto: Mônica Bernardi