Parlamento Jovem realiza Plenária Municipal

por vca — publicado 29/06/2015 09h39, última modificação 11/03/2016 09h08
29/06/2015

Duas atividades do Parlamento Jovem (PJ) Viçosa 2015 aconteceram na Câmara Municipal na quarta-feira (24) e na sexta-feira (26). O primeiro encontro foi o debate nos GTs, que reuniu os estudantes para elaborar propostas para a Plenária Municipal, realizada na sexta. O PJ Viçosa definiu, durante a Plenária, as seis propostas que seguem para a etapa Regional, em Juiz de Fora.

O Parlamento Jovem é um projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas, e está em sua 12ª edição. Após a Plenária Municipal as propostas são levadas a Plenária Regional e encaminhas a etapa Final, na ALMG.

A formulação das propostas aconteceu durante os GTs, na quarta-feira, levando em consideração o tema do projeto em 2015: “Segurança Pública e Direitos Humanos”, com os subtemas “Prevenção social do crime”, “Novas perspectivas para a atuação policial” e “Proteção a segmentos vulneráveis à violência”. Para cada um dos subtemas foram elaboradas quatro propostas para discussão na Plenária Municipal.

Parlamento Jovem realiza Plenária Municipal 2

A Plenária aconteceu na tarde da sexta-feira, na Câmara de Viçosa. Durante a Cerimônia de abertura, compôs a Mesa Principal a Presidente da Casa, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV), a Vereadora Maura Fontenelle (PSDB), representando a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Casa, o Secretário Municipal de Governo, Luciano Piovesan, representando o Prefeito Ângelo Chequer, a Coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo, Michelle Dias, e a Capitã Ana Maria da Cruz, representando o Tenente Coronel José de Anchieta Machado, Comandante da 10ª Companhia da Polícia Militar Independente de Viçosa.

Parlamento Jovem realiza Plenária Municipal 3

Também participaram da reunião o Coordenador Técnico da Escola do Legislativo, Vereador Marcos Nunes (PT), o Vereador Helder Evangelista (Cheirinho) (PHS) e a Vereadora Maria Heloísa Gomes (Heloísa da Policlínica) (PHS).

Já para a Tribuna de Honra, foram convidados os monitores do PJ 2015: Ângela Ambrosim, Cícero Lisboa, Pâmela Garcia e Talita de Carvalho. Além deles, a Professora representante do Colégio Ágora, Bruna Soares de Souza, a Vice-diretora da Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres (ESEDRAT), Kelen Rodrigues, a professora representando do ESEDRAT, Carla Vieira Dias Ferraz, e a Diretora da Escola José Lourenço de Freitas, Rosilene Ladeira da Silva Ferreira.

Durante a Cerimônia, o Vereador Marcos Nunes falou sobre a visão da lei pela população brasileira, destacando a complexidade da formação das leis no nosso país. “Devido ao histórico de colonização do nosso país, a sociedade tem a ideia de que uma Lei deve ser um castigo. É muito complexo o terreno da elaboração das leis, sendo de grande importância a formação que estes jovens estão recebendo no PJ, justamente para essa compreensão no contexto social”, disse o vereador.

O Secretário de Governo Luciano Piovesan parabenizou a Câmara pelo trabalho com os estudantes, e valorizou a presença dos jovens na política. “Este projeto é importante para a construção da consciência cidadã, principalmente no desenvolvimento do respeito a todas as diferenças. O tema deste ano é algo extremamente atual e relevante, e são problemas não só do Município”, conclui.

A Presidente da Casa Legislativa destacou a importância do PJ, e desejou que a discussão entre os estudantes fosse proveitosa para a construção de propostas relevantes.

Após a Abertura, foi iniciada a Plenária com os estudantes das escolas participantes. Para dirigir a sessão, ocuparam a Mesa Principal a Presidente do PJ Viçosa 2015, Isabella Moreira dos Reis, o Relator Geral, Matheus Severino Garcia, e os Coordenadores do Subtema 1, Tayane Silva Alves, Subtema 2, Caio Marcos Moreira de Freitas e Subtema 3, Lucas Marques Capelete de Sousa.

Os jovens fizeram a leitura e discussão das propostas levantadas nos GTs, e delas, seis propostas estão no documento final a ser encaminhado para a Plenária Regional, como a ideia de ampliação do Programa “Fica Vivo!”, institucionalização de um projeto de valorização da cultura negra e incentivo a profissionalização de detentos.

Parlamento Jovem realiza Plenária Municipal 4

A etapa Regional do PJ 2015 acontecerá no dia 13 de agosto, em Juiz de Fora, com a presença dos estudantes participantes de todas as cidades do Polo Regional da Zona da Mata.

Parlamento Jovem realiza Plenária Municipal 5

Texto: Anna Gabriela Motta