UFV é pauta na tribuna livre

por vca — publicado 10/06/2015 14h26, última modificação 11/03/2016 09h08
10/06/2015

Na reunião da terça-feira (09), Clóvis Andrade Neves, Pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa (UFV) convidou toda  a comunidade de Viçosa para participar da 86º Semana do Fazendeiro, que acontece entre os dias 12 e 18 de julho. Com o tema “Campo e cidade: diálogo para um futuro sustentável”, o evento pretende enfatizar a dependência mútua entre produção agrícola e os padrões de consumo e utilização dos recursos nas cidades.

De acordo com o Pró-reitor, este ano o tradicional evento conta com quase 300 cursos oferecidos, que abordam os mais variados temas como agroecologia, animais silvestres, plantas ornamentais, entre outros. Durante a Semana do Fazendeiro também vai acontecer a Semana da Juventude Rural e a Semana da Mulher Rural, em parceria com a EMATER-MG.

Clóvis ainda ponderou a dificuldade de se fazer um evento tão grandioso, visto o corte de gastos e a crise econômica que o país e o Governo Federal se encontram, mas que a UFV não está medindo esforços para que seu padrão de excelência no ensino, pesquisa e extensão seja mantido. As inscrições para a Semana do Fazendeiro começaram no dia 8 e vão até o dia 19 deste mês, no site www.semanadofazendeiro.ufv.br.

GREVE DOS SERVIDORES ADMINISTRATIVOS

 A tribuna livre também foi usada para informar sobre a greve dos servidores da Universidade Federal de Viçosa, que iniciou no dia 28 de maio. De acordo com Teresinha Ferreira, servidora e Diretora de Comunicação da Associação dos Servidores Administrativos da UFV (ASAV), o atual Governo está trabalhando com descaso em relação aos servidores.

Segundo ela, entre as reivindicações da greve estão: a suspensão do corte no orçamento da Educação, reajuste salarial para a reposição de perdas, jornada de 30 horas semanais, contra a terceirização do serviço público e efetivação do Plano Nacional de Capacitação.

Na tribuna, Teresinha afirmou que há um sucateamento das Universidades Federais e que é preciso das melhores condições de trabalhos aos servidores. Para ela, o Plano Nacional de Capacitação é uma das ferramentas que precisam ser regulamentadas para que garanta de fato a participação dos servidores em cursos de capacitação e qualificação, melhorando a eficiência do trabalho desempenhado.

“Direitos sociais estão sendo cortados e essa luta não é só dos técnicos administrativos, é de toda a sociedade. Estamos em greve lutando pelo direito e em defesa de uma universidade pública, de qualidade e gratuita”, afirmou.

 

Texto: Fernando Cézar

Foto: Anna Gabriela Motta

Revisão: Mônica Bernardi