Vereador apresenta parecer da Comissão sobre tarifa de ônibus

por vca — publicado 03/06/2015 12h22, última modificação 11/03/2016 09h08
03/06/2015

Durante a reunião ordinária da terça-feira (02), o Secretário da Mesa Diretora, em exercício, e representante da Casa Legislativa na Comissão Municipal de Trânsito, Vereador Luis Eduardo Figueiredo Salgado (PDT), apresentou o relatório de análise e deliberação do valor do transporte coletivo.

A concessionária responsável pelo transporte público em Viçosa encaminhou o pedido de reajuste no dia 23 de março deste ano, solicitando aumento de 28,34%. Foi enviada também uma planilha elaborada pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros de Minas Gerais (FETRAM), analisada pelos professores Evonir Pontes de Oliveira e Adriano Provezano Gomes, do Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), à pedido da Comissão.

Para a definição do valor, foram levadas em consideração quatro análises: do cálculo de tarifas e ônibus urbanos da FETRAM, do custo operacional por passageiro transportado, sobre o poder de compra do salário mínimo e análise considerando o índice de Preços ao Consumidor (IPC).

No relatório apresentando, de acordo com o Departamento, o percentual para aumento da tarifa deveria ficar, considerando as análises feitas, entre 12,5% e 31%, e que o reajuste pleiteado pela Viação União se encaixa nesse limite. Em sua fala, o Vereador Luis Eduardo afirma que, “após o parecer dos professores e dos membros da Comissão, além de uma análise dos aspectos da legalidade, constitucionalidade e uma análise técnica dos indicadores oficiais utilizados no país para o reajuste das analises técnicas realizada pelo jurídico e controladoria da Câmara, ficou aprovada a tarifa de R$2,25”.

COMUNICADO SOBRE VACINAS

O Vereador Luis Eduardo, também fez a leitura durante a reunião de um Comunicado enviado ao Município pela Coordenadora-geral substituta do Programa Nacional de Imunizações, Ana Goretti Kalume Maranhão, encaminhado à Casa Legislativa pelo Secretário Municipal de Governo, Luciano Piovesan Leme.

A Coordenadora justifica o envio do documento pelo não atendimento regular das demandas estaduais mensais de alguns imunobiológicos, dando o parecer sobre a situação de sete vacinas.

Segundo ela, as vacinas com problemas de distribuição são: BCG, HIB, Tetraviral, DTPa CRIE, Soro Antirrábico, Imunoglobulina antirrábica, Soro antitetânico e Soros antivenenos.

Texto e Foto: Anna Gabriela Motta

Revisão: Mônica Bernardi