Vereador fala sobre Cirurgias Eletivas

por vca — publicado 24/06/2015 14h32, última modificação 11/03/2016 09h08
24/06/2015

Na reunião ordinária da terça-feira (23), o Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PHS) prestou esclarecimentos à população. O Vereador foi informado, por cidadãos, que algumas cirurgias eletivas estão sendo marcadas pelo SUS, mas não estão sendo realizadas. As cirurgias eletivas se diferenciam das cirurgias de emergência e urgência, pois não existe risco de vida ou quadro grave e imediato.

Durante o uso da Tribuna, Helder informou que existe uma tabela nacional que determina os valores para os procedimentos realizados, mas que o Estado complementava esses valores. Segundo informações passadas ao Vereador, esse complemento parou de ser enviado, e os médicos questionam essa atitude e os valores da tabela. “Esta situação é no Brasil como um todo. Precisamos buscar soluções”, disse Helder.

O Vereador entrou em contato com a Secretaria de Saúde para pedir esclarecimentos sobre o caso e recebeu a informação que o Secretário, Dr. Sérgio Norfino, estava em Belo Horizonte para tratar do caso.

Texto e foto: Anna Gabriela Motta

Revisão: Mônica Bernardi