Vereadores participam de reuniões sobre Plano Decenal de Educação

por vca — publicado 24/06/2015 12h35, última modificação 11/03/2016 09h08
24/06/2015

O Plano Decenal Municipal de Educação foi tema de reuniões realizadas na Câmara Municipal. Cumprindo o papel de interlocução no debate entre a sociedade e o Poder Público, os Vereadores receberam, na tarde da terça-feira (23), à pedido da Presidente da Casa, Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV), a Secretária Municipal de Educação, Melide Paoli Lopes, membros da equipe de trabalho da Secretaria e a Comissão responsável pela finalização do Plano para debater sobre a construção do projeto e a votação da matéria na Câmara.

Além da Presidente, também estiveram presentes os Vereadores Helder Evangelista (Cherinho) (PHS), Alexandre Valente (Xandinho do Amoras) (PSD), Sávio José (PT) e a Vereadora Maura Fontenelle (PSDB).

O Vereador Sávio questionou a demora na chegada do projeto na Câmara, já que o prazo para entrega da matéria ao Governo Federal acabaria na quarta-feira (24). A Comissão esclareceu que, alterações na Secretaria e dificuldades internas na Comissão ocasionaram atraso na finalização, mas que “o trabalho foi feito buscando a transparência e com abertura à comunidade”.

Para a Presidente da Câmara “o momento de debater o Plano já aconteceu e foi aberto a comunidade, mas o Plano Municipal de Assistência Social está sendo construído e pode e deve haver a participação da sociedade civil organizada, das igrejas, das entidades de Viçosa e da população como um todo”.

Outro momento de discussão aconteceu na segunda-feira (22), onde parlamentares se reuniram com representantes de igrejas da cidade para falar sobre a questão da “ideologia de gênero no Plano”.

Os representantes das Igrejas solicitaram ao Vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PPS) que houvesse uma reunião na Câmara com objetivo discutir a “ideologia de gênero” e entender o posicionamento dos Vereadores em relação presença do tema no Plano. Estiveram presentes representantes de igrejas evangélicas e um representante da Igreja Católica, além da Presidente da Casa, o Vereador Helder, o Vereador Paulinho Brasília e a Vereadora Maura e o Vereador Geraldo Deusdedit (Geraldinho Violeira) (PSDC). Segundo o Vereador Paulinho, o grupo debateu sobre o tratamento da ideologia de gênero dentro das salas de aula, assunto que ganhou repercussão nacional.

O Plano Decenal Municipal de Educação é um projeto que estabelece diretrizes e metas para o campo da Educação, baseado no Plano Nacional de Educação, e permanece em vigor por 10 anos. Uma Comissão de trabalho foi instaurada, por meio de uma Portaria assinada pelo Prefeito Municipal Ângelo Chequer, para que o Plano Municipal fosse formulado e votado.

O Prefeito Municipal, em contato com o Ministério de Educação, solicitou uma ampliação deste prazo para que ele seja votado pelo Legislativo. O Plano Decenal Municipal de Educação será votado na Reunião Ordinária da terça-feira (30), bem como as possíveis Emendas dos Vereadores.

Texto: Anna Gabriela Motta

Revisão e fotos: Mônica Bernardi