Vereadores participam do lançamento dos Fóruns Regionais

por vca — publicado 11/06/2015 15h12, última modificação 11/03/2016 09h08
11/06/2015

Os vereadores Marcos Nunes (PT) e Sávio José (PT) estiveram presentes no lançamento dos Fóruns Regionais de Governo, na terça-feira (09), na Cidade Administrativa. O programa é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, em parceria com da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Os Fóruns Regionais tem como objetivo incluir a população nas tomadas de decisões nas ações governamentais, desde a elaboração de políticas públicas para cada região, passando pela execução, monitoramento e avaliação da aplicação de tais políticas. Estes espaços vão reunir a sociedade civil, representantes dos governos estadual e municipal para deliberar sobre as ações prioritárias para cada território do estado.

De acordo com o Vereador Marcos Nunes, o Governador do Estado, Fernando Pimentel, propôs uma gestão a qual a população fosse ouvida. “Constituindo estes espaços, os poderes instituídos juntamente com a sociedade civil organizada poderão priorizar as ações regionais do governo. A nossa presença nesse evento foi de grande valia para entendermos melhor como vai os fóruns vão ser operacionalizados e de que maneira nós, do Poder Legislativo, podemos contribuir com a aplicação do programa”, completa.

Para o Vereador Sávio, a proposta do Governo de Minas Gerais é louvável, já que pretende descentralizar as tomadas de decisões e atender as demandas de acordo com as especificidades de cada região. Sávio comenta que “Viçosa é um dos polos do Território de Desenvolvimento do Caparaó, junto com Ponte Nova e Manhuaçu. Espero que nos próximos meses o Governo implante o Fórum na nossa região e que as deliberações tomadas nele possam ser atendidas”.

Vereadores participam do lançamento dos Fóruns Regionais2

O programa propõe a instalação de 17 fóruns, um em cada “Território de Desenvolvimento” – áreas criadas pelo atual governo estadual a partir de critérios socioeconômicos e geográficos. A reunião de instalação do primeiro grupo de trabalho será nesta quinta-feira, 11, em Montes Claros, composto por municípios do Norte de Minas.

Texto: Fernando Cézar

Revisão: Mônica Bernardi