Falta de medicamentos é tema de discussão na Câmara

por vca — publicado 15/07/2015 13h41, última modificação 11/03/2016 09h08
15/07/2015

A falta de medicamentos no Município voltou a ser assunto na Câmara. Durante a reunião Ordinária da terça-feira (14), os Vereadores discutiram a situação em relação à listagem que determina quais medicamentos podem ser prescritos.

O Vereador Edenilson José Oliveira (PMDB) iniciou o debate falando do caso de um jovem que necessita do medicamento Oxcarbazepina, e que este não consta na lista. “O paciente está recebendo o remédio através do projeto Ajude-nos a Ajudar, mas ao procurar a Prefeitura, a família foi informada que este medicamento não será fornecido novamente, e que o médico deve alterar a medicação para um da tabela”, disse Edenilson. O Vereador fez a Indicação nº 388, solicitando ao Executivo que avalie a possibilidade de disponibilizar a população o medicamento em questão da Farmácia Básica do SUS.

Ao ocupar a Tribuna, o Vereador Luis Eduardo Figueiredo Salgado (Cebolinha) (PDT) também se posicionou em relação ao assunto. Ele destacou que a reclamação tem sido constante e que “neste momento de necessidade, a população fica sem o amparo do Poder Público”. O Vereador disse ainda que é preciso definir com urgência esse fornecimento.

Para o Vereador Geraldo Deusdedit Cardoso (GraldinhoVioleira) (PSDC), a situação é preocupante, pois o cidadão que mais precisa, por questões financeiras, “fica desassistido ao procurar um medicamento específico e não conseguir”.

O Líder do Prefeito na Casa, Vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PPS), salientou que a situação é delicada, pois os medicamentos em falta podem estar parados na Alfandega precisando de aprovação do Governo Federal.

Texto e foto: Anna Gabriela Motta

Revisão: Mônica Bernardi