Vereadora convida o SAAE para falar sobre a taxa de Lixo

por vca — publicado 01/07/2015 11h37, última modificação 11/03/2016 09h08
01/07/2015

Baseado no Requerimento n° 022/2015, da Presidente da Câmara Municipal, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV), o Diretor do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Rodrigo Teixeira Bicalho esteve na reunião ordinária da terça-feira (30) para falar sobre a autarquia e a Taxa de Serviço de Coleta, Remoção e Destinação Final de Resíduos Sólidos Urbanos (TSRR).

Em sua apresentação, Rodrigo comentou sobre a estrutura do SAAE em relação ao corpo de funcionários e aos equipamentos disponíveis. Ele destacou como projeto de trabalho dentro da autarquia, a “valorização dos colaboradores e a organização do departamento”. Rodrigo aproveitou o momento para salientar a importância da educação para a transformação da consciência ambiental, nas escolas e de toda a comunidade.

Em relação à TSRR, conhecida popularmente como Taxa do Lixo, Rodrigo informou que o SAAE está fazendo o recadastramento dos imóveis do Município, e que a fórmula que calcula a taxa está sendo revista. “O Poder Executivo buscou desenvolver uma fórmula mais correta e justa possível, entretanto houve uma falha no sistema de Cadastro Municipal. Estamos trabalhando para resolver a situação”, disse ele.

Sobre o assunto, o Vereador Marcos Nunes (PT) disse que “a situação da Taxa de Lixo em Viçosa melhorou, mas é preciso avançar muito. É preciso discutir, em parceria com a sociedade, para que isso seja reavaliado”. Para ele, o “erro” na cobrança da Taxa fez com que a sociedade levantasse esse debate.

A Presidente da Casa abordou também a questão dos contêiners. Segundo ela, a população precisa ter consciência do uso correto do coletor, e obedecer aos dias e horários da coleta de lixo. O Diretor do SAAE completou dizendo que a população precisa se atentar para os horários da coleta, e que a autarquia planeja fornecer à população uma cartilha com essas informações.

Ainda durante a discussão, a Vereadora Marilange falou sobre a importância da construção do Plano Municipal de Resíduos Sólidos e da discussão entre todas as instâncias, como a sociedade, empreendedores e Poder Público. “Uma das principais preocupações do Município é a água. A discussão gerou polêmica, mas precisamos valorizar os frutos que ela gerou”, concluiu. A Presidente salientou ainda que a Câmara disponibilizou, para auxiliar na questão dos resíduos sólidos, o servidor Wagner Rosado Pinheiro, que também vai participar das discussões do Plano.

Na mesma Reunião, a Casa recebeu o ofício nº 837/2015, do Prefeito Ângelo Chequer, solicitando indicação de um representante do Legislativo para compôr a Comissão de Elaboração do Plano. Se disponibilizaram para a Comissão o Vereador Sávio José (PT), e o Vereador Lidson Lehner (PR), como suplente.

Texto e foto: Anna Gabriela Motta

Revisão: Mônica Bernardi