Coordenadoria de Políticas para Mulheres é tema de Tribuna Livre

por vca — publicado 05/08/2015 10h29, última modificação 11/03/2016 09h08
05/08/2015

Na reunião Ordinária da terça-feira (04), a coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Gênero (NIEG) Marisa Barletto usou a tribuna para falar sobre a criação da Coordenadoria de Políticas para Mulheres em Viçosa. Segundo ela, “Viçosa é a 2ª cidade que mais notifica violência contra mulher em Minas Gerais”.

Segundo Marisa, existem cidades que já possuem órgãos fundados para lidar com as questões relacionadas à violência contra mulher, mas que não têm um trabalho efetivo. Ela destacou que Viçosa se encontra em uma situação diferente, pois “possui projetos, mas não há um setor vinculado ao Poder Público”.

Marisa informou que em 2016 será realizada a 4ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres. O evento objetiva sistematizar e unificar essas diversas ações públicas. “O Município que já estiver organizado poderá participar deste processo”, disse ela. Ela destacou que com esta estrutura consolidada Viçosa vai poder captar recursos de projetos maiores, como o Pacto Nacional de Enfrentamento Contra a Violência, “o que vai trazer verba para a saúde e assistência social”.

O projeto para instituir a Coordenadoria está sendo criado, e Marisa adianta que o impacto financeiro será pequeno. “O Conselho já têm uma infraestrutura, inclusive com um funcionário da Prefeitura que está lá há mais de quatro anos”.

A Presidente da Câmara, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV), falou sobre a importância da constituição da Coordenadoria. “Algumas pessoas não têm clareza do que é a violência contra mulher. Fica aqui todo o meu respeito e consideração ao trabalho do NIEG”, completou. O Vereador Marcos Nunes (PT) também manifestou sobre o assunto, parabenizando a iniciativa do NIEG, por meio da coordenadora Marisa, e ao projeto Casa das Mulheres. “Temos que assegurar a segurança e o bem-estar social da mulher”, disse o Vereador.

Texto: Anna Gabriela Motta

Revisão e foto: Mônica Bernardi